O Estado de S. Paulo

VAIAS E GRITOS NO VELÓRIO DA JUÍZA GINSBURG

Presidente e primeira-dama ficaram menos de 2 minutos em frente ao caixão da magistrada

- / NYT

Opresident­e dos EUA, Donald Trump, foi vaiado no velório da juíza Ruth Bader Ginsburg, na manhã de ontem, em Washington. Ele ficou pouco tempo na cerimônia e permaneceu em silêncio ao lado do caixão no prédio da Suprema Corte.

De máscara, algo incomum ao presidente, e de gravata azul, e não a tradiciona­l vermelha, a cor do Partido Republican­o, Trump parou diante do caixão, fechando os olhos algumas vezes. No entanto, o silêncio foi quebrado por vaias e gritos de manifestan­tes.

“Honre o desejo dela”, gritaram alguns, se referindo ao pedido de Ginsburg para que seu substituto não fosse confirmado “até um novo presidente tomar posse”. Trump deve anunciar a indicação do novo nome amanhã. O escolhido terá ainda de passar pela aprovação do Senado, de maioria republican­a.

Outros gritaram “Vote pela saída dele!”. Não ficou claro, porém, se Trump e sua mulher, Melania, que se juntou a ele na solenidade, podiam ouvir o barulho, que era claramente audível pela televisão. Eles ficaram por menos de dois minutos no local.

Mais tarde, a porta-voz da Casa Branca, Kayleigh McEnany, afirmou à CNN que “os gritos eram terríveis, mas certamente esperados quando você está com o coração triste”. “Viajo com o presidente por todo o país e onde quer que estejamos as ruas estão repletas de gente nos apoiando. Não acho que qualquer outro presidente teve isso antes”, disse. Também estavam com eles o chefe de gabinete da Casa Branca, Mark Meadows, e o conselheir­o de Segurança Nacional, Robert O’Brien. O corpo da juíza Ginsburg está sendo velado no prédio da Suprema Corte desde quarta-feira.

 ?? JONATHAN ERNST / REUTERS ?? Constrangi­mento. Presidente Donald Trump (E) presta homenagem a Ruth Bader Ginsburg, em funeral que ocorre em frente à Suprema Corte
JONATHAN ERNST / REUTERS Constrangi­mento. Presidente Donald Trump (E) presta homenagem a Ruth Bader Ginsburg, em funeral que ocorre em frente à Suprema Corte

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil