O Estado de S. Paulo

VOLTA GRADUAL DA CULTURA EM SP

Bruno Covas assina protocolo de reabertura do setor cultural; entidades do cinema reagem

- André Cáceres

O prefeito Bruno Covas assinou nesta quinta-feira, 24, os protocolos setoriais de cultura para o plano de retomadas consciente­s de São Paulo. A cerimônia contou com representa­ntes de diversas entidades culturais, além do presidente da Câmara dos Vereadores, Eduardo Tuma, e o secretário de Cultura, Hugo Possolo.

De acordo com os parâmetros de reabertura, que já haviam sido definidos anteriorme­nte, museus, salas de cinema, teatros, casas de espetáculo­s e outros equipament­os culturais retornarão às atividades presenciai­s somente na fase verde do Plano São Paulo, que regulament­a a quarentena em todo o estado.

“Esse protocolo de flexibiliz­ação só é possível porque partiu de vocês (setor cultural) dialogar com a Prefeitura”, afirmou o prefeito, em cerimônia transmitid­a à imprensa pela internet.

A próxima reclassifi­cação do Plano São Paulo será no dia 9 de outubro, quando a capital paulista poderá ou não avançar da fase amarela para a fase verde, abrindo assim os equipament­os culturais ao público.

Alerta. Um terço das 3.507 salas de cinema do Brasil corre o risco de fechar definitiva­mente, levando o parque exibidor do País ao patamar dos anos 1960, se não houver uma reabertura parcial. É o que afirmam Ricardo Leite Difini, presidente da Feneec (Federação Nacional das Empresas Exibidoras de Cinema), e Caio Silva, diretor da Abr plex (Associação Brasileira de Multiplex), por meio de nota enviada ao Estadão. As entidades questionam a relutância do poder público para autorizar a retomada enquanto outros serviços de maior risco de transmissã­o de covid-19, como bares, restaurant­es, igrejas e academias, estão atualmente em funcioname­nto. Segundo Difini e Silva, houve queda de 75% no faturament­o dos cinemas neste ano, com perdas de mais de R$ 2 bilhões, mas 65% dos cinemas do mundo estão abertos com restrições.

 ?? TIAGO QUEIROZ/ESTADÃO ?? Risco. Cerca de 30% das salas de cinema podem fechar nos próximos meses, alerta setor
TIAGO QUEIROZ/ESTADÃO Risco. Cerca de 30% das salas de cinema podem fechar nos próximos meses, alerta setor

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil