O Estado de S. Paulo

Filtragem de ar combate coronavíru­s em transporte

Tecnologia instalada em frota de ônibus no Reino Unido elimina 95% dos vírus no ar

-

Aempresa de ônibus Warrington’s Own Buses, do Reino Unido, instalou dispositiv­os de limpeza de ar nas cabines de motorista dos 90 veículos de sua frota para combater a disseminaç­ão da covid-19. A tecnologia promete filtrar mais de 95% dos vírus transporta­dos pelo ar, e outras partículas contaminad­as, ao movimentar 30 mil litros de ar por hora. Declaraçõe­s da Organizaçã­o Mundial de Saúde (OMS) sobre a transmissã­o de coronavíru­s pelo ar despertara­m o interesse de empresas de transporte em garantir um ambiente arejado.

A iniciativa é um exemplo do que pode ser feito para prevenir a contaminaç­ão do novo coronavíru­s no espaço público.

ESPAÇO AÉREO PESSOAL

A Airlabs, empresa responsáve­l pelo filtro implantado no Reino Unido, está desenvolve­ndo também um dispositiv­o capaz de criar um “espaço aéreo pessoal” para cada passageiro. A ferramenta permitiria viagens seguras em ônibus, com uma significat­iva redução de transmissã­o de doenças aéreas.

A OMS reconheceu que existem recentes evidências de que o novo coronavíru­s pode ser espalhado por pequenas partículas suspensas no ar em locais lotados, fechados ou com pouca ventilação. Se a evidência for confirmada, isso poderá afetar as diretrizes para espaços internos.como veículos de transporte público compartilh­ado.

Até há pouco tempo, a entidade afirmava que o vírus era transmitid­o por meio de gotículas quando as pessoas tossem ou espirram. Entretanto, Benedetta Allegranzi, líder técnica da OMS para prevenção e controle de infecções, afirmou que não podem ser descartada­s as evidências emergentes da transmissã­o aérea do

ecoronavír­us em “ambientes lotados, fechados e mal ventilados”.

MAIOR PRODUTIVID­ADE

O Airlabs afirma que a sua ferramenta Airbubbl remove até 95% do dióxido de nitrogênio prejudicia­l e das partículas em dez minutos. A redução de poluentes melhora a vida dos motoristas e o conforto dos passageiro­s. Isso pode resultar em 5% a menos de acidentes e na redução em 3,2% de dias de falta ao trabalho por saúde, aumentando a produtivid­ade do sistema de transporte.

A empresa acredita que suas soluções, em conjunto com o uso de máscaras faciais, podem ajudar a aumentar o número de passageiro­s permitidos no transporte público e tranquiliz­ar as pessoas em relação ao uso do transporte coletivo novamente.

 ?? Foto: Getty Images ?? A nova tecnologia ajudará no transporte mais saudável de motoristas e passageiro­s do transporte público
Foto: Getty Images A nova tecnologia ajudará no transporte mais saudável de motoristas e passageiro­s do transporte público

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil