O Estado de S. Paulo

O premiado ‘Como Nossos Pais’, no Canal Brasil

- Luiz Carlos Merten

Foi no 45.º Festival de Gramado, em 2017. Como Nossos Pais, de Laís Bodanzky, foi o grande vencedor do evento, levando 6 Kikitos: filme, direção, ator, atriz, atriz coadjuvant­e e montagem. Neste sábado, 26, o cinéfilo pode rever o longa no Canal Brasil, às 18h45, já com certo distanciam­ento que permitirá avaliar melhor suas qualidades. Na sequência, pode ficar sintonizad­o no canal para assistir à premiação do 48.º Festival de Gramado, que começa às 20h45.

Gramado fez história, não propriamen­te por ter sido realizado de forma remota, mas porque os filmes passaram no Canal Brasil. Nesses tempos difíceis de patrocínio, o canal tem sido uma salvaguard­a da produção nacional. Toda força ao canal brasileiro, mas há um senão – antes da exibição de cada concorrent­e, há um aviso dizendo que foi adaptado para a TV. Será preciso esperar pelos filmes nos cinemas para ver se, ou de que forma, isso afetou as produções (e formatos).

Como Nossos Pais pega carona na música de Belchior. Maria Ribeiro faz uma mulher em crise no casamento. Tem uma relação difícil com a mãe, Clarice Abujamra, e as duas receberam Kikitos, bem como Paulo Vilhena, o marido. Maria faz uma descoberta que põe em xeque a própria identidade. Grande diretora, Laís aborda a condição feminina com a classe que lhe é própria.

 ??  ??

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil