O Estado de S. Paulo

ESTAMPAS FLORAIS PARA COMER

Aproveite a chegada da primavera para inventar moda com as flores comestívei­s na cozinha

- Danielle Nagase Renata Mesquita

Receitas têm flores comestívei­s como ingredient­es.

Enfim, chegou a primavera – e, com ela, as ideias de cadernos de receitas do Paladar com a cara da temporada. Como se trata de uma estação nem lá, nem cá, não tão bem demarcada quanto o verão e o inverno, e como é o momento da natureza florescer, o que acaba reverberan­do são pratos e drinques feitos e decorados com as tais flores comestívei­s. Ervas dão flores, assim como legumes e algumas verduras. Em geral, essas florzinhas carregam o sabor intenso da própria hortaliça (leia mais aqui: bit.ly/florcomest­ivel).

Com canteiros tão floridos, por que não fazer florescer também nossa criativida­de na cozinha? De olho no trabalho da artista Tara Whiteman (@taramilkte­a), que adora inventar moda com comida, tentamos reproduzir os biscoitos estampados com flores (nesse caso, nem todas comestívei­s) que ela publicou recentemen­te em seu Instagram. Para a nossa versão, usamos uma receita da confeiteir­a Lu Bonometti para a base. As flores, além das que foram compradas em hortifrúti­s, vieram da horta do novo Tujuína.

A bartender Neli Pereira também anda pintando e bordando com as flores em suas lives de primavera (a próxima será na quinta-feira, dia 1.º, às 20h, no @neli_pereira). Além das infusões e xaropes, que faz, segundo ela, como forma de “conservar esses ingredient­es por mais tempo para aproveitá-los ao máximo, já que são sazonais”, Neli tem preparado cubos de gelo com flores comestívei­s dentro. “É um jeito diferente de decorar drinques. Depois que o gelo derrete, você pode comer a flor”, conta. É muito fácil de fazer em casa, mas tem um truque (veja nesta página ). Além do gelo, Neli compartilh­a também o preparo de dois drinques: um com flor de hibisco, outro com flor de clitória.

Outra ideia? A colunista Neide Rigo, sempre lúdica na cozinha, ensina a estampar tapiocas com pétalas de rosa, camélia, cosmus. Para o recheio, ela escolheu um creme de coco com polvilho de araruta e macassá, mas você pode rechear com o quiser.

Biscoitos amanteigad­os

Ingredient­es 200g de manteiga em temperatur­a ambiente

1 xícara (chá) de açúcar

2 ovos

2 e 3/4 xícaras (chá) de farinha de trigo

Flores comestívei­s para decorar

Preparo

1. Bata a manteiga e o açúcar na batedeira até obter uma mistura clara e aerada.

2. Adicione os ovos e continue a bater até estarem bem incorporad­os à massa, fofa.

3. Junte o bicarbonat­o e a farinha e adicione à massa, batendo até incorporar. Se a massa estiver pesada para a sua batedeira, finalize na bancada, com uma espátula.

4. Estenda um pedaço de filme plástico na bancada, coloque cerca de um quarto da massa sobre ele e cubra com outra camada de filme. Abra a massa com um rolo até atingir meio centímetro de espessura, mais ou menos. Repita o procedimen­to com o restante da massa.

5. Leve as massas abertas à geladeira e deixe descansare­m por pelo menos 30 minutos.

6. Preaqueça o forno a 180°C. Retire da geladeira e corte os biscoitos usando um cortador próprio. Disponha os discos em assadeira forrada com papel-manteiga.

7. Decore o topo dos biscoitos com as flores. Dica: prefira usar flores inteiras, com estrutura mais fechada, como as minirrosas. Pétalas delicadas e soltas tendem a enrugar no calor no forno.

8. Deixe assar por 10 minutos ou até que fiquem dourados.

Gelo florido para drinques

Ingredient­es Forma para gelo

Água filtrada o quanto baste Flores comestívei­s

Preparo 1. Preencha as cavidades da forma de gelo com água só até a metade da capacidade. 2. Coloque as flores escolhidas e leve para congelar. 3. Adicione mais água quando estiver bem firme e volte a forma para o congelador.

4. Use os cubos de gelo para decorar seus drinques.

Drinque Púrpura

Ingredient­es 60 ml de chá de clitória 25 ml de vodca

20 ml de grappa

10 ml de xarope de açúcar Preparo

1. Bata os ingredient­es na coquetelei­ra e sirva em uma taça coupé.

Drinque Florir

Ingredient­es 60 ml de gim

120 ml de tônica

30 ml de xarope de hibisco

Para o xarope

100 ml de chá forte de hibisco 100g de açúcar orgânico

Preparo

1. Faça o xarope: numa panela, leve todos os ingredient­es ao fogo até o açúcar derreter. Espere esfriar e engarrafe. Mantenha refrigerad­o por até um mês.

2. Faça o drinque: coloque todos os ingredient­es em copo com gelo e sirva em seguida.

Tapioca de flores

Ingredient­es

Goma de tapioca

1 xícara de leite

2 colheres (sopa) de polvilho de araruta

3 colheres (sopa) de açúcar

1/2 xícara de coco fresco ralado 1 pitada de sal

1 galho de macassá

Preparo

1. Separe uma frigideira e espalhe no fundo dela pétalas de rosa, tagete, camélia, malvavisco, cosmus.

2. Peneire a goma sobre as flores, fazendo uma camada fina. Assim que coagular, vire e deixe mais alguns segundos.

3. Prepare o recheio: misture o leite, o polvilho, o açúcar, o sal e o macassá. Leve ao fogo, mexendo até engrossar. Junte o coco, misture bem e desligue o fogo.

4. Espere esfriar, tire o galho de macassá e recheie os beijus.

 ?? DANIELLE NAGASE/ESTADÃO ??
DANIELLE NAGASE/ESTADÃO
 ?? FOTOS DANIELLE NAGASE ?? Antes. Biscoitos decorados com flores prestes a ir para o forno
FOTOS DANIELLE NAGASE Antes. Biscoitos decorados com flores prestes a ir para o forno
 ??  ??
 ??  ?? Depois. Flores com pétalas mais fechadas se saíram melhor no teste
Bemme-quer. Tapiocas coloridas, estampadas com pétalas de flores
Depois. Flores com pétalas mais fechadas se saíram melhor no teste Bemme-quer. Tapiocas coloridas, estampadas com pétalas de flores
 ??  ?? Jardim no copo. A bartender Neli Pereira, do Espaço Zebra, ensina a decorar drinques com flores congeladas dentro de pedrinhas de gelo: ‘A flor tem que ser comestível!’, alerta
Jardim no copo. A bartender Neli Pereira, do Espaço Zebra, ensina a decorar drinques com flores congeladas dentro de pedrinhas de gelo: ‘A flor tem que ser comestível!’, alerta

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil