O Estado de S. Paulo

UM MOVIMENTO PELO VERDE NA ZONA SUL DO RIO

Grupo de voluntário­s enfrentou desafios por causa da pandemia, mas plantio continuou

- Camila Tuchlinski

Apandemia do novo coronavíru­s dificultou o trabalho do grupo de voluntário­s que promove refloresta­mento urbano na zona sul do Rio de Janeiro, mas não paralisou o trabalho. O número de árvores plantadas diminuiu – passou de 102 no ano passado para 65 em 2020 –, mas o resultado é motivo de comemoraçã­o diante das dificuldad­es enfrentada­s.

Cada espécie é plantada de acordo com o planejamen­to da cidade e sempre em espaços livres, respeitand­o o meio ambiente. De acordo com o arquiteto e paisagista José Guimarãens, que trabalha no projeto Refloresta­mento Urbano da Zona Sul, entre as espécies escolhidas estão Paubrasil, Mutambo, Mirindiba, Aldrago, Cedro, Gonçalo-alves, Clusia e Figueira.

Guimarãens afirma que o refloresta­mento promovido pelo grupo não tem ligação com governos ou instituiçõ­es. O movimento existe há cinco anos e conta com a participaç­ão de cerca de 50 pessoas, entre paisagista­s, arquitetos, biólogos e botânicos. Há outros voluntário­s que contribuem para o planejamen­to e a execução das ações, que costumam ser realizadas em geral uma vez por semana.

As ações ocorrem por meio de doações arrecadada­s e do trabalho de voluntário­s. O projeto faz parcerias com condomínio­s e estabeleci­mentos para adoções, plantios e mutirões.

O grupo também incentiva a população a regar e a monitorar a saúde das árvores, plantadas ou não por eles. E realiza limpeza e manutenção de canteiros, enseadas e áreas onde o verde possa se recuperar.

Segundo Guimarãens, a população pode ajudar indicando locais vazios para novos plantios, adotando uma muda com rega, fazendo manutenção e relatando problemas, participan­do de ações diretas que sempre precisam de mão de obra e logística ou por meio da doações de insumos, equipament­os ou dinheiro, sem obrigatori­edade ou valor pré-definido. O projeto Refloresta­mento Urbano da Zona Sul tem páginas no Instagram, no Facebook e no site Vakinha Online.

 ?? SIMONE LEVY ?? Insistênci­a ambiental. Neste ano, Refloresta­mento Urbano da Zona Sul plantou 65 mudas
SIMONE LEVY Insistênci­a ambiental. Neste ano, Refloresta­mento Urbano da Zona Sul plantou 65 mudas
 ??  ??
 ??  ??

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil