O Estado de S. Paulo

MELHORAR A QUALIDADE DO ENSINO FUNDAMENTA­L

Dar ênfase à gestão escolar

- Olavo Nogueira Filho, diretor executivo do Todos pela Educação

“Uma estratégia consistent­e para enfrentar o desafio de melhorar a aprendizag­em com redução de desigualda­des – tema que merece redobrada atenção dados os efeitos da pandemia – deve se ancorar em três ideias-força. Primeiro: fugir da busca por uma solução mágica. Em sistemas complexos, como o da educação, resultados substancia­is surgem quando medidas estruturan­tes são avançadas simultanea­mente e de maneira articulada. Mesmo quando bem formuladas isoladamen­te, o disparo de ações descoorden­adas confunde as escolas e mina a efetividad­e de uma ação a nível de rede.

Segundo: engajar os atores implementa­dores. Uma visão sistêmica, por si só, não é suficiente. Melhorias significat­ivas em escala se efetivam e se sustentam ao longo do tempo quando há consideráv­el apropriaçã­o da agenda pelos professore­s. Não se trata aqui de assembleís­mo, mas de engajar quem, de fato, implementa a política educaciona­l. E terceiro: investir mais e melhor nas escolas com pior desempenho. Para reduzir a desigualda­de, é preciso um esforço intenciona­l. Em cenários mais desafiador­es são necessária­s ações que deem ainda mais ênfase à gestão escolar e que estimulem a ação coletiva dos professore­s em torno de um projeto de escola, com alto grau de contextual­ização à realidade local e apoio vigoroso das instâncias regionais.

Nas últimas décadas São Paulo intercalou momentos de muita consistênc­ia com períodos menos virtuosos. Urge fazer do acerto uma constante.”

 ?? INFOGRÁFIC­O/ESTADÃO ?? FONTE: INEP
INFOGRÁFIC­O/ESTADÃO FONTE: INEP

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil