O Estado de S. Paulo

‘Conforme se ganha dinheiro, o sistema torna tudo mais fácil’

Cynda Collins Arsenault, filantropa

-

Cynda Collins Arsenault é casada com Marcel Arsenault, um empresário americano do setor imobiliári­o. Segundo ela, a trajetória profission­al do próprio marido exemplific­a os problemas do sistema capitalist­a. “Meu marido ganhou muito dinheiro. Ele trabalhou muito para isso, mas, conforme começou a ganhar dinheiro, o sistema tornou tudo mais fácil. O primeiro milhão é difícil. O segundo já é mais fácil e assim sucessivam­ente, porque aí os bancos querem te dar um financiame­nto.” Com o cresciment­o da empresa da família – e da fortuna –, o casal começou a se dedicar à filantropi­a. “Quando começamos a fazer filantropi­a, uma pessoa me disse que as pessoas sempre vão atender nossas ligações e rir das nossas piadas. Esse desequilíb­rio de poder... Ser os que têm dinheiro, então outros percebem e agem de acordo com isso”, comenta.

Cynda, porém, não acha que filantropi­a é a melhor opção para reduzir a desigualda­de e, por isso, tem pedido para pagar mais impostos. “Assinei a carta (Milionário­s pela Humanidade) porque faz muito sentido. A divisão econômica crescente nos EUA não é sustentáve­l. Precisamos rever como fazer as coisas mais justas”, afirma ela, que critica o corte de impostos promovido pelo presidente Donald Trump.

“A redução de impostos beneficiou pessoas que têm dinheiro e não ajudou outros. O conceito de que todo mundo se beneficia disso não é verdade.”/L.D.

 ??  ??

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil