O Estado de S. Paulo

Aos 64 anos, morre o fundador da Wtorre

O empresário e engenheiro ficou conhecido pelos projetos da construtor­a, como o Allianz Parque, a arena do Palmeiras

-

O engenheiro e empresário Walter Torre Jr., fundador do grupo Wtorre, morreu ontem em São Paulo, vítima de parada cardiorres­piratória. Ele tinha 64 anos, e ficou conhecido pelos projetos da construtor­a, presentes nas maiores cidades do País. Um dos mais emblemátic­os é o Allianz Parque, a arena do Palmeiras, em São Paulo, que permanece sob gestão da Wtorre.

Outro de seus empreendim­entos prediletos era o Parque do Povo, construído como compensaçã­o pelo impacto causado no tráfego da região do Itaim, com a construção do complexo shopping JK Iguatemi, com duas torres. O próprio complexo é uma das referência­s da nova arquitetur­a que tomou conta da região nos últimos anos.

“Gosto de projetos de mobilidade”, disse Torre há quase quatro anos, em entrevista ao Estadão.

Torre fundou a construtor­a em 1981 e viu seu negócio crescer rapidament­e, com a entrada no segmento de galpões logísticos na beira de vias importante­s ao redor de São Paulo. O empresário foi precursor no Brasil do mercado de build-to-suit, em que um galpão é construído sob especifica­ção para o cliente com contratos de longo prazo. A modalidade era uma das especialid­ades da empresa, que construía sob medida, por exemplo, soluções de armazenage­m e transporte de cargas. A companhia construiu galpões para grandes empresas no Brasil, como Casas Bahia, Volkswagen e Carrefour.

Nas décadas seguintes, avançou nos mercados de imóveis corporativ­os, residencia­is e multiúso. Também fez obras de infraestru­tura, como um terminal de cargas no Porto de São Luis. A companhia chegou a ter o nome citado nas operações Lava Jato e Greenfield.

Entre os projetos de destaque da Wtorre estão também o Centro Empresaria­l Senado, no Rio, e o Wtorre Plaza, em São Paulo. Em reestrutur­ação financeira nos últimos anos, o grupo Wtorre vinha se voltando para suas origens, novamente com foco centrado em projetos relacionad­os a logística.

Walter Torre deixa a esposa, Silvia Torre, e três filhos. A fim de evitar aglomeraçõ­es, velório e sepultamen­to serão reservados a um pequeno grupo de familiares.

Em nota oficial, o Palmeiras destacou a importânci­a do empresário para a história do clube. As obras do Allianz Parque tiveram início em 2010 e o estádio foi inaugurado em 2014.

“É com profundo pesar que informamos o faleciment­o de Walter Torre, o homem que foi decisivo na viabilizaç­ão da arena que se tornou um marco da cidade de São Paulo, o Allianz Parque”, afirmou o clube.

Além do Allianz Parque, Wtorre planejou em parceria com o Santos, seu time de coração, um projeto de uma arena na Vila Belmiro, que teria capacidade para 25 mil torcedores e custaria mais de R$ 200 milhões. O anúncio foi feito em outubro deste ano.

 ?? GABRIELA BILO / ESTADÃO - 1/2/2017 ?? Destaques. Além do Allianz, JK Iguatemi é obra de Torre
GABRIELA BILO / ESTADÃO - 1/2/2017 Destaques. Além do Allianz, JK Iguatemi é obra de Torre

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil