O Estado de S. Paulo

Secretário se ‘lança’ ao Senado e diz ter apoio do presidente

Em mensagem de áudio a empresário­s de SC, Jorge Seif Júnior diz que Bolsonaro o sondou para eventual candidatur­a

- Jussara Soares /

O presidente Jair Bolsonaro está incentivan­do pessoas de sua confiança a lançarem candidatas em 2022 com o argumento de que quer evitar dar apoio a “oportunist­as”, como diz ter ocorrido em 2018. O relato foi feito pelo secretário Especial de Aquicultur­a e Pesca, Jorge Seif Júnior, em mensagem de voz enviada na quarta-feira a um grupo de Whatsapp com 30 empresário­s de Santa Catarina, no qual anunciou que será candidato ao Senado por orientação do presidente.

No áudio de pouco mais de 5 minutos ao qual o Estadão teve acesso, Seif, tratado por Bolsonaro como “Zero Seis”, em uma alusão à forma como chama os próprios filhos, diz que conversou com o presidente duas vezes sobre sua candidatur­a. A primeira, relatou, em setembro, no Palácio da Alvorada a convite do senador Flávio Bolsonaro (Republican­os-rj). “Saímos dali já alinhados que em Santa Catarina ele (Bolsonaro) nos apoiaria”, disse.

A segunda conversa, segundo Seif, ocorreu há cerca de duas semanas no Palácio do Planalto. “Comemos lá pastel, tomamos lá uma Coca-cola, e ele, no reservado, conversou comigo realmente da importânci­a de nós buscarmos pessoas verdadeira­mente alinhadas e não pessoas oportunist­as como aconteceu em 2018”, relatou.

Nas últimas eleições gerais, Bolsonaro, então no PSL, ajudou a eleger 52 deputados federais, 4 senadores, 3 governador­es e 76 deputados estaduais. Políticos de outras legendas também surfaram na onda, a exemplo do governador de São Paulo, João Doria (PSDB), e do governador do Rio, Wilson Witzel (PSC), que depois viriam a romper com o presidente.

Bolsonaro diz que Seif foi sua única indicação pessoal. Apoiador do presidente desde 2015, Seif só o conheceu pessoalmen­te três semanas após a eleição de 2018. Filho de um empresário da pesca em Santa Catarina, Seif pediu para tirar uma foto com o presidente e levar reivindica­ções do setor. Conversara­m por três horas e saiu de lá com o convite para assumir a Secretaria da Pesca.

Em Brasília, Seif se aproximou ainda mais do presidente. É presença constante em viagens, transmissõ­es ao vivo na internet e em almoços no Alvorada. Além de “Zero Seis”, o presidente costuma chamá-lo de “tilápia”, “homem do fundo do mar” e “Aquaman”. O chefe do Executivo já disse que tinha vontade de promovê-lo a ministro.

Procurado, Seif, que está afastado por ter contraído covid-19, confirmou a autenticid­ade da mensagem, mas disse que segue com foco na secretaria. Segundo ele, o grupo foi criado por apoiadores em Santa Catarina que defendem a possível candidatur­a e que a mensagem foi uma apresentaç­ão. “Todos os movimentos políticos futuros serão definidos no momento certo sob o comando do presidente Bolsonaro. O que ele definir e decidir, seguirei”, disse.

 ?? SINDIPI–4/6/2019 ?? Aliado. Seif é presença constante em lives com Bolsonaro
SINDIPI–4/6/2019 Aliado. Seif é presença constante em lives com Bolsonaro

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil