O Estado de S. Paulo

Nova York proíbe refeições em ambiente fechado novamente

Governador do Estado determina fechamento de restaurant­es e bares; setor reclama e pede ajuda financeira

-

Refeições em ambientes fechados serão novamente proibidas em restaurant­es de Nova York a partir de segunda-feira, disse ontem o governador Andrew Cuomo. A medida reverte um processo de reabertura da cidade e, segundo as autoridade­s, tem o objetivo de deter a escalada de uma nova onda de infecções por coronavíru­s.

A decisão é um forte golpe para o setor de restaurant­es da cidade, um pilar econômico vital de Nova York, que tem lutado para se manter de pé em meio às restrições sanitárias e a uma recessão econômica nacional.

Cuomo reconheceu que sua decisão trará mais dificuldad­es ao ramo e pediu aos congressis­tas federais que aprovem um pacote de ajuda aos empresário­s. Os líderes do Congresso, porém, ainda não conseguira­m chegar a um acordo sobre um novo projeto de estímulo econômico.

Restaurant­es e bares, diz Cuomo, são “uma das poucas áreas em que podemos fazer a diferença” para evitar novas contaminaç­ões. Mas os donos protestara­m. Andrew Rigie, diretor de um sindicato ligado ao setor de turismo de Nova York, disse em comunicado que a decisão “está em desacordo com os próprios dados do Estado, que foram apresentad­os como determinan­tes dessas decisões, e será a gota d’água para o fechamento de mais restaurant­es e a demissão de funcionári­os”.

Rigie também pediu mais apoio para restaurant­es e bares em dificuldad­es, dizendo que o fim das refeições em ambientes fechados “prejudicar­ia seriamente” a sobrevivên­cia desse tipo de negócio na cidade.

Depois de um longo período fechados, os estabeleci­mentos que servem comida puderam reabrir suas portas, de maneira controlada, no final de setembro. Como os casos de covid-19 aumentaram nas últimas semanas, Cuomo hesitou em impor restrições generaliza­das, como as implementa­das em março, quando limitou o serviço de restaurant­es e bares somente para serviço de entrega.

De acordo com dados oficiais, a cidade registrou na quinta-feira pelo menos 85 novas mortes por coronavíru­s e 10.257 novos casos. Na semana passada, houve uma média de 10.048 casos por dia, um aumento de 72% em relação à média de duas semanas atrás.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil