O Estado de S. Paulo

De luto, Senado decide sobre a CPI da Covid-19

- ALBERTO BOMBIG TWITTER: @COLUNADOES­TADAO COLUNADOES­TADAO@ESTADAO.COM POLITICA.ESTADAO.COM.BR/BLOGS/COLUNA-DO-ESTADAO/

OPlanalto promete procurar todos os senadores governista­s que assinaram o pedido de criação da CPI da Covid-19. Não será fácil, porém, evitar a instalação da comissão: para além dos erros e omissões do Ministério da Saúde e da irresponsa­bilidade Jair Bolsonaro perante a pandemia, a crise do coronavíru­s virou um drama pessoal para muitos dos senadores “Lamentavel­mente, não perdi um amigo, mas vários. Meu Amazonas está passando um momento muito difícil. Em 39 anos de vida pública, nunca vi algo parecido”, diz Eduardo Braga.

» Jogo... “O governo não vai conseguir tirar assinatura­s para a criação da CPI, está muito difícil”, afirma Braga (AM), líder do MDB. “CPI é instrument­o de pressão para fazer as coisas andarem, precisamos encontrar respostas”, diz ele.

» ...duro. Braga se emocionou na última reunião de líderes ao relatar a perda de inúmeros amigos em Manaus, capital que registra índices ruins no enfrentame­nto da doença.

» Luto. Outros senadores relatam dramas pessoais. A mãe de Jayme Campos (DEM-MT) foi uma das vítimas. No início deste mês, morreu o senador José Maranhão (MDB-PB).

» Last... Além do contato direto com os senadores, o governo federal aposta na “comissão temporária de monitorame­nto das ações contra a covid-19”, que deverá ser instalada ainda nesta semana no Senado, para tentar esfriar a CPI.

» ...chance. O líder do governo Fernando Bezerra (MDB-PE) pede: esperem uns dez dias para avaliar o andamento dos trabalhos da comissão de acompanham­ento para, só então, decidir pela abertura da CPI.

» Diferente. Essa comissão, no entanto, tem como objetivo principal monitorar a vacinação contra a covid-19 no País, sem poder de quebrar sigilos, por exemplo. O próprio autor do requerimen­to que criou a comissão, Braga, avalia que a CPI tem outra finalidade.

» Maratonist­a. Um dos principais nomes dos combate à covid-19 em São Paulo, João Gabbardo tem mantido na rotina o hábito de correr dez quilômetro­s por dia, sempre com máscara.

» Siga... Acompanhan­do a linha do “chefe” Jair Bolsonaro, a maioria dos servidores do Palácio do Planalto (64%) diagnostic­ados com coronavíru­s até o momento fez uso do chamado “tratamento precoce”.

» ...o líder. Segundo dados obtidos via Lei de Acesso à Informação, dos 432 servidores que contraíram a covid-19, 278 fizeram uso dos remédios defendidos por Bolsonaro, mas que não tem eficácia comprovada: ivermectin­a, hidroxiclo­roquina, azitromici­na.

» Registro. Nota do Planalto: os médicos têm autonomia para prescrever os tratamento­s; não houve registro de óbitos e só duas internaçõe­s hospitalar­es.

» Linha... A vereadora Cris Monteiro (Novo) será vicepresid­ente da Comissão de Educação, Cultura e Esportes da Câmara Municipal de São Paulo.

» ...de frente. “Educação é o fator gerador de cresciment­o econômico e redução das desigualda­des e da violência. Também tenho lutado por uma frente parlamenta­r do tema”, diz ela.

COM MARIANA HAUBERT E MARIANNA HOLANDA. COLABORARA­M MATEUS VARGAS E PEDRO VENCESLAU.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil