O Estado de S. Paulo

Djokovic vence e conquista Aberto da Austrália pela 9ª vez

Número 1 do mundo derrota o russo Daniil Medvedev por 3 sets a 0 e fatura o seu 18º título de Grand Slam

-

Dominante, sereno e frio, o sérvio Novak Djokovic derrotou o russo Daniil Medvedev por 3 sets a 0, parciais de 7/5, 6/2 e 6/2, e garantiu ontem o seu nono título do Aberto da Austrália, o terceiro consecutiv­o. Com uma atuação impecável, o número 1 do mundo aproveitou o descontrol­e do adversário para com certa tranquilid­ade, em 1h53.

Djokovic alcançou 18.º título de Grand Slam, o que o coloca a dois dos 20 do suíço Roger Federer e do espanhol Rafael Nadal, maiores campeões. O sérvio também tem em sua galeria de troféus cinco conquistas de Wimbledon, três do US Open e uma de Roland Garros. No geral, são 82 títulos na carreira, a quinta maior coleção do tênis profission­al.

Após a vitória, Djokovic revelou que fará algumas mudanças em seu planejamen­to nesta temporada. O número 1 do mundo afirmou que vai reduzir o número de torneios de que participar­á com o objetivo de focar na disputa dos Grand Slams.

“Não acho que estou envelhecen­do, mas tenho que ser mais inteligent­e na hora de fazer meu calendário. Vou dedicar atenção especial aos torneios de Grand Slam, já que meu objetivo principal é ganhar o máximo que puder”, explicou. “A outra razão é que eu não posso trazer minha família comigo por conta da pandemia”, acrescento­u Djokovic.

Com a nona conquista em Melbourne, sendo três consecutiv­as, o número 1 do mundo avaliou que vive “uma história de amor” com o torneio australian­o disputado em quadras rápidas e o primeiro Grand Slam da temporada. Ele passou por alguns percalços em sua trajetória vitoriosa.

“A nossa história de amor continua. Não foi nada fácil este ano, foi como uma montanha russa”, resumiu. “Quando era pequeno, sonhava em ser o número um e vencer em Wimbledon. Mas agora, olhando as coisas em perspectiv­a, posso dizer que Rod Laver Arena é meu lugar”, completou o sérvio.

Com sua vitória, o sérvio se tornou o segundo tenista a faturar nove títulos de um único Grand Slam. O primeiro jogador a alcançar esse feito foi Nadal com sua coroa em 2014 em Roland Garros.

O número 1 do mundo, de quebra, encerrou a série invicta de Medvedev, que não perdia no circuito profission­al desde outubro e somava 20 partidas de invencibil­idade. Com a trajetória vitoriosa em Melbourne, ele embolsou o prêmio de US$ 2,15 milhões (cerca de R$ 11,5 milhões).

Há 311 semanas na liderança do ranking da ATP, um recorde, Djokovic elogiou Medvedev e falou sobre a nova geração de tenistas que tenta desbancar o domínio estabeleci­do por ele, Nadal e Federer nos últimos anos.

“Gosto muito do Daniil. É muito boa pessoa e em campo é um dos adversário­s mais difíceis que enfrentei na minha vida. É uma questão de tempo até conquistar um torneio do Grand Slam, mas por favor espera mais uns anos”, brincou.

 ??  ?? Taça. Djokovic festeja seu novo título
Taça. Djokovic festeja seu novo título

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil