O Estado de S. Paulo

Salvador fecha praias com tapumes

Com UTIS ocupadas, prefeitura baiana anuncia fechamento de clubes sociais e quadras; medida vale por 7 dias

- Fernanda Santana/ SALVADOR ESPECIAL PARA O ESTADÃO

Praia do Farol da Barra é isolada; decreto do prefeito Bruno Reis (DEM) também fechou clubes, campos e quadras, para combater o colapso do sistema de saúde.

Depois de quase cinco meses abertas, as praias de Salvador voltaram a ser proibidas ontem e acabaram fechadas com tapumes. O prefeito Bruno Reis (DEM) também anunciou, anteontem, o fechamento de clubes sociais, campos e quadras, para conter o colapso do sistema de saúde. Até o dia 22, 82% das Unidades de Terapia Intensiva (UTI) da cidade estavam lotadas de pacientes com covid19. Em dois hospitais públicos a ocupação chegou a 100%.

O novo decreto valerá inicialmen­te por sete dias, mas é prorrogáve­l. Nos locais fechados, a iluminação será desligada. Nem atividades esportivas no mar, como o surfe, serão permitidas. A Guarda Municipal fará a fiscalizaç­ão. Em Lauro de Freitas e Camaçari, na região metropolit­ana de Salvador, as praias já estão bloqueadas. As de Salvador foram interditad­as, pela primeira vez, no dia 21 de março de 2020, sendo reabertas exatos seis meses depois.

No último fim de semana, as cenas de aglomeraçã­o na orla, combinadas com o cresciment­o das notificaçõ­es de coronavíru­s no Estado, assustaram as autoridade­s, segundo Bruno Reis. Por enquanto, a prefeitura descarta medidas mais restritiva­s.

“Vamos abrir mais leitos nesta semana, mas se os números estiverem crescendo, na proporção que estão, não restará outro caminho além de desativar as demais fases (de flexibiliz­ação)”, disse o prefeito anteontem. Cidades de todo o País voltaram a adotar medidas restritiva­s. Araraquara, no interior de SP, decretou um lockdown total. João Pessoa, na Paraíba, determinou toque de recolher. Na Bahia, o toque de recolher foi ampliado, entre 20 e 5 horas.

 ??  ??

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil