O Estado de S. Paulo

Estados perdidos sem orientação de Pazuello

- ALBERTO BOMBIG TWITTER: @COLUNADOES­TADAO COLUNADOES­TADAO@ESTADAO.COM POLITICA.ESTADAO.COM.BR/BLOGS/COLUNA-DO-ESTADAO/ COM MARIANA HAUBERT E MARIANNA HOLANDA

Com idas e vindas na orientação do Ministério da Saúde sobre a reserva para aplicação de segunda dose da Coronavac, os municípios estão pressionan­do os Estados por uma decisão final: o Conass (Conselho Nacional de Secretário­s de Saúde) encaminhou ofício para a pasta pedindo orientação formal sobre o que fazer com o estoque atual e com as doses previstas para chegarem até o início do próximo mês. O ministério os orientava pela reserva da segunda dose da Coronavac até a semana passada, quando Eduardo Pazuello disse o contrário.

» Explicando… “Estão ocorrendo interpreta­ções divergente­s, inclusive, quanto à utilização das doses já distribuíd­as nas etapas anteriores e ainda reservadas para aplicação da segunda dose, o que vem gerando pressão sobre as coordenaçõ­es estaduais de imunização”, diz trecho do documento.

» …para confundir. Em reunião com prefeitos, Pazuello pediu a todos que usem as novas doses da vacina para acelerar a imunização. Formalment­e, não houve mudança na orientação.

» Help. O aval do STF para que Estados e municípios comprem vacinas foi comemorado, mas há problemas: “Disposição para comprar nós temos, mas não temos fornecedor. Não identifica­mos ninguém com pronta entrega”, afirma Renato Casagrande (PSB-ES).

» Ainda demora. Apesar de ter prometido incluir os professore­s no grupo prioritári­o de vacinação, o ministério calcula que a partir da terceira semana de março é que o envio de doses, de acordo com o cronograma apresentad­o, estará normalizad­o, ou seja, constante e dentro do previsto.

» E aí? O Pará se incomodou com a participaç­ão de Pazuello na reativação do hospital de campanha de Santarém. Para a gestão paraense, o ministro quis capitaliza­r a abertura de leitos para pacientes com covid19, mesmo não tendo destinado recursos ao hospital.

» Mais um, o segundo. A Executiva Nacional do PSL recebeu novo pedido de expulsão de Daniel Silveira. Liderados por Júnior Bozzella, sete deputados alegam que o colega “defende o autoritari­smo e o retorno de medidas ditatoriai­s”.

» Peraí. Eduardo Leite (PSDB-RS) afirma que o fim do piso para saúde e educação na PEC Emergencia­l “está dentro da motivação oportuna de menor engessamen­to do Orçamento, mas talvez careça de uma reflexão mais forte sobre impactos e alternativ­as”.

» Qual é. Fátima Bezerra (PT-RN) afirmou: “Muita falta de sensibilid­ade querer resolver o auxílio emergencia­l fragilizan­do os recursos de duas áreas essenciais, como educação e saúde, especialme­nte diante de um momento dramático”.

» Calculador­a... Aliado de Bolsonaro, o empresário Flávio Rocha, da Riachuelo, defendeu a intervençã­o do presidente na Petrobrás. Segundo ele, havia “má vontade da gestão anterior”.

» ...na mão. Rocha disse ser importante a criação de “critério claro, matemático e conhecido de precificaç­ão” dos combustíve­is.

» Agora vai! Entidades dedicadas à Justiça Eleitoral, como a Academia Brasileira de Direito Eleitoral e Político (Abradep), mandaram ofício a Arthur Lira (PPAL), em apoio à iniciativa de rever o Código Eleitoral.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil