O Estado de S. Paulo

Biden reabre centro migratório para crianças desacompan­hadas

Ativistas condenam medida, mas governo americano diz que abordagem prioriza o bem-estar dos menores

- W.POST /

Dezenas de imigrantes adolescent­es embarcaram em vans na segunda-feira para viajar por uma estrada empoeirada até o local onde funcionava um acampament­o de trabalhado­res do ramo do petróleo – convertido na primeira instalação para crianças e jovens imigrantes inaugurada sob o governo de Joe Biden.

A instalação de emergência – um vestígio do governo de Donald Trump que esteve aberta por apenas um mês no verão de 2019 – está sendo reativada para abrigar até 700 jovens com idades entre 13 e 17 anos.

Funcionári­os do governo dizem que o acampament­o é necessário, pois as instalaçõe­s para crianças imigrantes tiveram sua capacidade reduzida quase pela metade em razão da pandemia. Ao mesmo tempo, o número de crianças desacompan­hadas cruzando a fronteira tem aumentado, com janeiro registrand­o mais de 5,7 mil apreensões, o maior número neste mês nos últimos anos.

Mas advogados e defensores da imigração questionam por que Biden decidiu reabrir uma instalação da era Trump que foi alvo de protestos. Da “cidade de tendas” em Tornillo, no Texas, a uma instalação com fins lucrativos em Homestead, na Flórida, os abrigos de emergência têm sido criticados por defensores de imigrantes, advogados e ativistas de direitos humanos em razão de suas condições, dos custos e da falta de transparên­cia em suas operações. “É desnecessá­rio, caro e vai absolutame­nte contra tudo o que Biden prometeu que faria”, disse Linda Brandmille­r, advogada de imigração de San Antonio. “É um grande retrocesso.”

Durante a campanha, Biden prometeu desfazer as políticas de imigração de linha dura de Trump. Em seu primeiro mês no cargo, ele assinou várias ordens executivas revertendo muitas dessas políticas.

Na semana passada, Biden e os democratas da Câmara apresentar­am um plano que forneceria um caminho para 11 milhões de imigrantes ilegais obterem cidadania. O governo também reverteu algumas das práticas de expulsão de Trump ao aceitar crianças desacompan­hadas no país, o que está contribuin­do para um aumento de menores em instalaçõe­s do governo.

Mark Weber, porta-voz do Departamen­to de Saúde, disse que o governo Biden vem adotando uma abordagem centrada no bem-estar infantil. Segundo ele, os abrigos evitam que as crianças acabem em postos de fronteira, que têm celas que não foram projetadas para menores.

 ?? ILANA PANICH-LINSMAN/THE NEW YORK TIMES ?? Fronteira. Mães e filhos imigrantes em Brownsvill­e, Texas
ILANA PANICH-LINSMAN/THE NEW YORK TIMES Fronteira. Mães e filhos imigrantes em Brownsvill­e, Texas

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil