O Estado de S. Paulo

COLUNA DO ESTADÃO

- ALBERTO BOMBIG TWITTER: @COLUNADOES­TADAO COLUNADOES­TADAO@ESTADAO.COM POLITICA.ESTADAO.COM.BR/BLOGS/COLUNA-DO-ESTADAO/

Duas cidades paulistas, Praia Grande e Bauru, ajudam a ilustrar o embate entre governador­es e o presidente Bolsonaro.

Duas cidades paulistas ajudam a ilustrar do que se trata o embate governador­es versus Jair Bolsonaro na pandemia. A primeira é Praia Grande, onde a administra­ção municipal peitou João Doria, manteve praias abertas na virada do ano e acabou escolhida pelo presidente para seu simbólico e nefasto banho de mar no 1.º de janeiro: 58 novas mortes desde então e aumento de casos. Em Bauru, a prefeita bolsonaris­ta Suéllen Rosim (Patriota) adotou atitude negacionis­ta e mergulhou a cidade do interior num pesadelo: 106% dos leitos de UTI ocupados.

» Luto. Até o fim de dezembro último, haviam sido registrada­s 299 mortes em Bauru. De 1.º de janeiro a 9 de março, a cidade já soma 152 mortes. Os casos confirmado­s de covid-19 aumentaram 42,5% neste ano em relação a 2020 inteiro.

» Registro. A prefeitura de Bauru diz que “o aumento de casos de covid-19 ocorreu em todo o País e no Estado” e que procura aliar o cuidado com a saúde e com a economia da cidade.

» Registro 2. A prefeita Raquel Chini (PSDB), de Praia Grande, não respondeu aos pedidos de contato feitos pela Coluna.

» Luta... A governador­a Fátima Bezerra (PT-RN) participou de uma tensa audiência de conciliaçã­o em que foi pressionad­a por empresário­s e pelo prefeito de Natal, Álvaro Dias (PSDB), a rever medidas restritiva­s adotadas por ela em todo o Estado.

» ...ingrata... Eles tentaram reduzir o toque de recolher e diminuir restrições. A governador­a levou um especialis­ta do conselho científico para falar, mas ele foi impedido. Pelo menos 90 pessoas estavam na fila da UTI no Rio Grande do Norte.

» ...em Natal. Em determinad­o momento, Fátima teve de dizer ao desembarga­dor Dilermando Mota: “Vossa Excelência, vai me deixar falar?” O presidente da OAB-RN, Aldo de Medeiros, classifico­u a reunião como “hostil”. “Acho que a governador­a poderia ter cedido”, afirma ele.

» Duas faces... Lula só despertou publicamen­te para o horror da pandemia no País após ter recuperado os direitos políticos e eleitorais?

» ...da mesma moeda? Bolsonaro só despertou para o uso de máscaras após as críticas do petista?

» Eu sou você... Já tem tucano rodado dizendo que João Doria pode repetir em 2022 o mesmo fraco desempenho eleitoral de Geraldo Alckmin se apostar no “nem PT nem Bolsonaro”, como fez o candidato a presidente em 2018.

» ...amanhã? Quem entende o cenário dessa forma diz: melhor chance para Doria é voltar a ser o anti-lula e apostar no derretimen­to do governo Bolsonaro.

» Fake? A cena de Jair Bolsonaro e ministros usando máscaras e defendendo a compra de vacinas foi interpreta­da por parlamenta­res como um sinal: a pressão pela saída de Eduardo Pazuello vai aumentar.

» Pera lá. Em resposta à postagem de Flávio Bolsonaro com o slogan “nossa arma é a vacina”, bolsonaris­tas rebateram o senador com a defesa do tratamento precoce e a “liberdade” para ser vacinado ou não, duas bandeiras do presidente durante todo o enfrentame­nto da pandemia.

COM MARIANA HAUBERT E MARIANNA HOLANDA » CLICK. As deputadas da ala bolsonaris­ta do PSL Aline Sleutjes (à esq.), Carla Zambelli e Bia Kicis (à dir.) comandarão comissões importante­s que a sigla negociou na Câmara.

 ?? REPRODUÇÃO/INSTAGRAM ??
REPRODUÇÃO/INSTAGRAM

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil