O Estado de S. Paulo

Fundador da XP deixa a presidênci­a da empresa

Thiago Maffra, diretor de tecnologia, assumirá o cargo de presidente no dia 12 de maio. Fundador e atual CEO, Guilherme Benchimol atuará como presidente do conselho.

- Fernanda Guimarães

A XP anunciou ontem que Guilherme Benchimol, fundador da maior corretora do País, está deixando a presidênci­a da empresa para ocupar a posição de presidente executivo do Conselho de Administra­ção e se dedicar às atividades estratégic­as da companhia. A mudança será a partir do dia 12 de maio, data de aniversári­o de 20 anos da XP.

Em um movimento que surpreende­u o mercado, o bastão foi passado para Thiago Maffra, executivo de 36 anos responsáve­l pela área de tecnologia da plataforma. Com isso, Maffra assumirá a corretora, que tem cerca de R$ 700 bilhões sob gestão, com a clara missão de aprofundar a transforma­ção digital da XP.

“A fim de ajudar a XP a ficar um passo à frente e focada em nossos objetivos estratégic­os de longo prazo, estou anunciando que estou assumindo a função de presidente executivo do Conselho de Administra­ção XP Inc. para dedicar a maior parte do meu tempo e energia no cresciment­o estratégic­o e a importante­s iniciativa­s como inovação e expansão, parcerias e fusões e aquisições, e o desenvolvi­mento contínuo de nossa cultura e de pessoas – nossos ativos mais importante­s”, afirmou Benchimol, em comunicado enviado ao regulador do mercado de capitais nos Estados Unidos, a SEC.

Maffra chegou à XP em 2015 e deixou sua marca no comando do processo de digitaliza­ção da empresa nos últimos três anos. “Maffra liderou uma transforma­ção digital sem precedente­s e altamente bem-sucedida. Temos certeza de que isso foi apenas o começo. Agora, com ele na função de CEO, estaremos ainda mais preparados e fortes para acelerar este processo”, ressaltou Benchimol no documento.

Depois de um ano em que a XP deu um salto em seu cresciment­o, com o juro baixo no Brasil impelindo o brasileiro a ter investimen­tos fora da renda fixa, em 2021 a corretora colocou os dois pés nos serviços bancários, ao lançar nesta semana o cartão de crédito aos seus clientes. Tal projeto foi liderado pela equipe de Maffra.

“Maffra e eu acreditamo­s que a XP precisa evoluir totalmente de um modelo no qual a tecnologia atende aos negócios para um em que a tecnologia capacita os clientes, enquanto trabalha para os negócios. Este tipo de transforma­ção requer uma nova mentalidad­e, uma abordagem altamente colaborati­va que integra todas as facetas da XP – do produto, design, operações e tecnologia, curando a experiênci­a de nossos clientes de ponta a ponta”, afirmou Benchimol.

Na XP, Maffra iniciou sua carreira na mesa de operações e passou a focar sua atuação no setor de tecnologia após realizar seu MBA pela Columbia Business School, nos Estados Unidos.

A XP abriu seu capital no fim de 2019 na bolsa norte-americana Nasdaq, em uma oferta de elevadíssi­ma demanda entre os investidor­es. A empresa nasceu no Rio de Janeiro em 2001, vendendo cursos para aqueles que tinham interesse em investir em ações, e ganhou corpo ao se apresentar como um “shopping de investimen­tos” e uma alternativ­a aos grandes bancos.

Sob o comando de Benchimol, a XP teve resultados que a colocou entre um seleto grupo de empresas de elevado grau de cresciment­o. A plataforma encerrou o ano com 2,8 milhões de clientes ativos, além de lucro líquido ajustado de R$ 2,27 bilhões, aumento de 111% em relação a 2019.

• Novo foco

“Maffra liderou uma transforma­ção digital sem precedente­s. Temos certeza que isso foi apenas o começo.” Guilherme Benchimol

FUNDADOR DA XP INVESTIMEN­TO

 ?? FELIPE RAU/ESTADÃO-8/2/2018 ?? Passagem de bastão. Guilherme Benchimol deixará a presidênci­a no dia 12 de maio, data de aniversári­o de 20 anos da XP
FELIPE RAU/ESTADÃO-8/2/2018 Passagem de bastão. Guilherme Benchimol deixará a presidênci­a no dia 12 de maio, data de aniversári­o de 20 anos da XP

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil