O Estado de S. Paulo

Conselho de Ética mantém processo contra Silveira

- / C.T.

O Conselho de Ética da Câmara decidiu ontem dar prosseguim­ento ao processo disciplina­r aberto contra o deputado Daniel Silveira (PSL-RJ), que pode levar à cassação do seu mandato. Foram 13 votos a favor e dois contra o parecer do relator, deputado Fernando Rodolfo (PLPE), pela admissibil­idade da representa­ção movida depois que Silveira publicou um vídeo nas redes sociais no qual faz apologia do Ato Institucio­nal n.º 5 (AI-5), o mais duro da ditadura militar, e pede a destituiçã­o dos ministros do Supremo Tribunal Federal (STF).

O processo que tramita no Conselho de Ética tem como base sete representa­ções diferentes de vários partidos. Os dois votos contrários ao prosseguim­ento da ação foram dados por dois deputados do PSL, partido de Silveira: Fabio Schiochet (SC) e Major Fabiana (RJ).

Silveira completa hoje 26 dias de prisão, determinad­a em 16 de fevereiro pelo ministro do STF Alexandre de Moraes, relator dos inquéritos que investigam fake news e a realização de atos antidemocr­áticos. A prisão do deputado bolsonaris­ta foi confirmada em seguida pelos plenários da Corte Suprema e também da própria Câmara.

Adiamento. Anteontem, o Supremo adiou a análise do pedido de soltura feito pelos advogados de Silveira. Durante sessão, o ministro Alexandre de Moraes afirmou que abriu prazo de 15 dias para a defesa do parlamenta­r se manifestar e, para respeitar o princípio da ampla defesa, retiraria o tema da discussão no plenário.

O ministro disse ainda que, por causa disso, analisaria não só o pedido de liberdade provisória feito pela defesa como o de conversão em medidas cautelares proposto pela Procurador­ia-geral da República (PGR).

Silveira foi acusado formalment­e pela Procurador­ia-geral da República por “grave ameaça e incitar a animosidad­e entre o tribunal e as Forças Armadas”. A denúncia faz parte do inquérito que apura os atos antidemocr­áticos, que tramita em sigilo no Supremo. A defesa de Silveira não foi localizada até a conclusão desta edição.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil