O Estado de S. Paulo

Governo americano passa marca de 100 milhões de doses aplicadas

Número significa 13,5% da população adulta totalmente vacinada e cumpriment­o de promessa de Biden

-

Os EUA ultrapassa­ram ontem a marca de 100 milhões de doses de vacinas aplicadas, de acordo com dados dos Centros de Controle e Prevenção de Doenças (CDC). Do total, 81,6 milhões foram aplicados em seu governo. Mais de 35 milhões de americanos já foram totalmente vacinados, ou 13,5% da população adulta. Outros 65,9 milhões receberam pelo menos uma injeção dos regimes de duas doses.

O resultado significa o cumpriment­o de uma promessa feita pelo presidente Joe Biden. “Esta equipe ajudará a levar pelo menos 100 milhões de doses de vacinas contra a covid para a população americana nos primeiros 100 dias de governo.” A declaração foi feita no dia 8 de dezembro, quando o democrata apresentou os nomes que seriam indicados para trabalhar na força-tarefa de seu governo contra a pandemia.

Na ocasião, parecia uma marca ousada e difícil de ser atingida, em razão dos problemas logísticos enfrentado­s pela Casa Branca, ocupada por Donald Trump. “É um objetivo impossível”, disse na época Claire Hannan, diretora da Associação de Administra­dores de Imunização (AIM).

Na avaliação de especialis­tas, a lentidão no programa de vacinação de Trump foi atribuída à falta de comunicaçã­o entre o governo federal e as secretaria­s de Saúde dos Estados, além do financiame­nto insuficien­te para um esforço de imunização em massa e uma confusa distribuiç­ão de doses por parte das autoridade­s.

“Os mesmos problemas podem afetar o governo Biden”, afirmou Marcus Plescia, diretor da associação que representa as agências estaduais de saúde. “Temos poucas informaçõe­s sobre a quantidade de vacina que os Estados receberão e estamos com a impressão de que não haverá 1 milhão de doses disponívei­s por dia nos primeiros 100 dias do governo Biden.”

O resultado anunciado ontem, no entanto, significa que Biden aplicou 100 milhões de doses em quase a metade do tempo previsto, no seu 52.º dia na presidênci­a. Em seu discurso, na noite de quinta-feira, ele havia previsto que a meta seria alcançada antes do 60.º dia. Biden demonstrou tanta confiança que pediu que o Estados se preparasse­m para vacinar todos os adultos a partir de 1.º de maio.

O governo americano vem acelerando lentamente o ritmo das vacinações desde que Biden assumiu o cargo, em 20 de janeiro. No início, a Casa Branca começou a administra­r 1 milhão de injeções por dia, o que alguns especialis­tas em saúde pública criticaram como uma meta baixa. Ontem, segundo o CDC, os EUA aplicaram um recorde de 2,9 milhões de doses em 24 horas.

 ?? JOHN LOCHER / AP–10/2/2021 ?? Imunização. Americano vacinado em Las Vegas
JOHN LOCHER / AP–10/2/2021 Imunização. Americano vacinado em Las Vegas

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil