O Estado de S. Paulo

Anvisa concede registro para a vacina de Oxford

- E FÁBIO GRELLET / M.V.

A Anvisa anunciou ontem ter concedido o registro definitivo da vacina de Oxford/astrazenec­a, contra a covid 19, produzida pela Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz). A decisão permite a entrega do produto que tem etapa final de fabricação no País.

Anteriorme­nte, a Anvisa autorizou o uso emergencia­l do mesmo produto, mas fabricado pelo Instituto Serum, da Índia. O registro não permite a venda ao setor privado, pois a Fiocruz tem apenas o Sistema Único de Saúde (SUS) e organismos multilater­ais como clientes.

A liberação da agência, por enquanto, permite o uso de 112 milhões de doses que devem ser distribuíd­as até julho. Essas unidades têm ingredient­e farmacêuti­co ativo (IFA) importado da China e fase final de envase feita na Fiocruz. A fundação ainda terá de pedir a certificaç­ão da produção do IFA no Brasil para liberar as doses que pretende elaborar a partir do meio do ano. A ideia é que 110 milhões de vacinas sejam feitas desde a primeira etapa pela Fiocruz, totalizand­o 222 milhões de unidades entregues no ano.

O plano da fundação é distribuir em março 3,8 milhões de doses, já liberadas pelo registro da Anvisa. A vacina tem eficácia global de 70,42%. A validade é de 6 meses, mas pode ser ampliada, conforme análises mensais da agência.

Fiocruz. Ontem, a Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) informou que em março receberá da farmacêuti­ca Astrazenec­a o dobro do número de lotes de ingredient­e farmacêuti­co ativo (IFA) inicialmen­te previstos para este mês. Ao longo de março serão enviados da China quatro lotes de 256 litros cada, com quantidade de insumo suficiente para a produção de 30 milhões de doses de vacina. Em janeiro, um problema diplomátic­o dificultou o envio de IFA.

A Anvisa afirma que ainda tem “incertezas” sobre o produto, mas o benefício supera o risco. Por precaução, alguns países suspendera­m o uso nesta semana, mas a OMS mantém a recomendaç­ão de utilização.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil