O Estado de S. Paulo

O bê-á-bá do yakissoba

- PATRÍCIA FERRAZ patriciacf­erraz@gmail.com @patriciacf­erraz

Apreparaçã­o do yakissoba tem alguns truques que garantem o sucesso do prato. O primeiro é seguir a ordem de entrada dos ingredient­es. O segundo, usar uma panela de ferro de cabo longo, tipo wok, que esquenta bastante em pouco tempo. E o terceiro, só temperar com shoyu, óleo de gergelim e saquê no final. Quem me relembrou dessas dicas foi um craque no assunto, o professor Hélio Takeda, meu ex-mestre de cozinha asiática na pósgraduaç­ão. Yakissoba não é um prato difícil, ao contrário: facilidade e rapidez são motivos para o sucesso desse macarrão frito delicioso, que os japoneses aprenderam com chineses e preparam como uma espécie de “limpa geladeira”. O original leva carne bovina, frango e camarão. Desta vez, usei apenas carne.

Ingredient­es

(4 porções)

1 pacote de massa seca para yakissoba 4 colheres (sopa) de óleo vegetal 400g de filé mignon cortado em tiras e temperado com sal e pimenta-do-reino 2 dentes de alho descascado­s e picados 2 cebolas descascada­s e picadas

1/2 xícara de acelga

1/2 xícara de moyashi (broto de feijão) 1/2 bandeja de shiitake fatiado 120 ml de shoyu

1 colher (chá) de óleo de gergelim 90 ml de saquê mirim

400 ml de caldo de legumes 2 colheres (sopa) de Maizena 1 colher (sopa) de água

Preparo

1. Cozinhe a massa em água fervente sem sal. Escorra.

2. Aqueça a wok por um minuto e adicione 2 colheres (sopa) de óleo vegetal. Deixe o óleo esquentar e frite metade da massa cozida: ponha a porção na panela, frite sem mexer por um ou dois minutos. Vire e frite do outro lado. Tire da panela e reserve. Frite a massa restante.

3. Ponha uma colher (sopa) de óleo na wok, aqueça e frite a carne, mexendo. Tire a carne, reserve.

4. Ponha na panela o alho, a cebola, o brócolis, a cenoura, e frite um pouco, mexendo com uma espátula. Junte a acelga picada, o broto de feijão e o shiitake. Frite um ou dois minutos, mexendo.

5. Volte a carne, mexa e cubra com o caldo vegetal. Cozinhe por três minutos. Corrija o sal e a pimenta, se necessário. Ponha o shoyu, o saquê e o óleo de gergelim.

6. Misture numa vasilha a Maizena com a água e mexa bem. Vá colocando na panela com o caldo, aos poucos, mexendo para incorporar. Isso vai engrossar o molho. Quando o caldo voltar a ferver, está pronto. 7. Despeje a massa frita na wok e mexa para misturar. Sirva imediatame­nte.

✽ É JORNALISTA COM PÓS-GRADUAÇÃO EM GASTRONOMI­A, AUTORA DO LIVRO ‘COMIDA CHEIA DE HISTÓRIA’

 ?? PATRICIA FERRAZ/ESTADÃO ??
PATRICIA FERRAZ/ESTADÃO
 ??  ??

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil