O Estado de S. Paulo

FAUSTÃO ACERTA COM A BAND

Apresentad­or volta à emissora após 3 décadas.

-

Fausto Silva deverá assinar, na próxima semana, um contrato de cinco anos com a Band, com validade a partir do ano que vem. A informação foi confirmada pela emissora ao Estadão. No fim de janeiro, Faustão anunciou sua saída da Globo, emissora na qual comanda o Domingo do Faustão desde 1989.

“Trata-se de um sonho antigo do Grupo Bandeirant­es, que sempre admirou seu caráter ético, seu talento e seu jeito de inovar e fabricar sucesso”, disse a Band, em comunicado, apostando no retorno a partir de janeiro de 2022. Será, de fato, uma volta à emissora paulista, na qual Faustão trabalhou entre os anos 1986 e 1989, à frente do programa Perdidos na Noite, que marcou sua estreia na TV, em 1984, na TV Gazeta. Era um programa que apresentav­a os bastidores e erros de produção das atrações.

Comenta-se que, na Band, Fausto Silva poderá comandar um programa aos domingos, mas a partir das 20h, ou seja, em uma faixa horária mais tarde da que se tornou habitual na Globo. Com a contrataçã­o do apresentad­or, a Band espera atrair bons anunciante­s para a nova atração.

Na Globo, iniciando a contagem regressiva da saída do apresentad­or, o Domingão do Faustão trará uma edição especial de Dança dos Famosos, só com os finalistas de todas as 17 edições, a partir de maio. Já foram anunciadas as participaç­ões de Christiane Torloni, Paola Oliveira e Dandara Mariana. No programa deste domingo, aliás, quando completa 71 anos, Fausto deverá anunciar o elenco completo do quadro. Até o final do ano, o apresentad­or segue à frente de seu programa recebendo por ele um salário mensal estimado em R$ 5 milhões.

As origens do comunicado­r Fausto Corrêa da Silva se deram no jornalismo esportivo do rádio e, logo depois, na equipe de Esportes do Estadão. Sua biografia tem início em seus 14 anos de idade, quando ele começa a atuar como repórter da Rádio Centenário de Araras, no interior de São Paulo. Cativante e ligeiro nos comentário­s, segue depois para Campinas e começa a trabalhar na Rádio Cultura. Em 1970, foi contratado pela Rádio Record e, em seguida, pela Jovem Pan.

Sua fase na TV começa em janeiro de 1984, quando, já se destacando por suas falas improvisad­as e sua marca em revelar ao vivo o que se passava com câmeras, técnicos e até mesmo seus diretores nos bastidores dos programas, ele faz sucesso no Perdidos na Noite, que estreou na TV Gazeta em um horário comprado pelo empresário e apresentad­or Goulart de Andrade. Dois anos depois, graças ao sucesso, o programa seria transferid­o para a TV Bandeirant­es, conquistan­do ainda mais audiência, a ponto de levá-lo a apresentar um segundo programa, Safenados e Safadinhos.

E foi justamente esse sucesso como comunicado­r que Fausto Silva atraiu a atenção da direção da Globo – ao final da década, em 1989, ele recebeu o convite de José Bonifácio de Oliveira Sobrinho, o Boni, que então comandava a programaçã­o global. O interesse de Boni era encontrar alguém que disputasse (e ganhasse) a audiência com Silvio Santos, líder das tardes de domingo, no SBT. Faustão também retomaria a tradição da emissora em ter um programa de auditório, um vácuo existente desde a morte de Chacrinha, em 1988.

Batizado por Daniel Filho, o Domingão do Faustão se tornou um dos atrativos publicitár­ios mais caros da emissora, com a apresentaç­ão de quadros sempre longevos, como Arquivo Confidenci­al, Show dos Famosos, Vídeo Cassetadas, Olimpíadas do Faustão e Dança dos Famosos, além de milhares de apresentaç­ões musicais com artistas nacionais e internacio­nais.

Seus piores momentos se deram pela chamada guerra de audiência da TV dominical de 1997. Em uma época de supremacia dos programas, quando a internet não existia, o Domingão do Faustão, da Globo, e o Programa do Gugu, do SBT, comandado por Gugu Liberato, brigavam para atrair a audiência formada por famílias inteiras nas tardes de domingo.

Em outubro, Silvio Santos colocou Gugu para bater de frente com Faustão e obteve bons resultados com a mudança. Sentindo a queda da audiência, a direção de Faustão contra-atacou com o quadro Sushi Erótico, em que mulheres nuas tinham o corpo coberto por sushi e outros pratos japoneses. Foi o momento mais baixo em uma trajetória, porém, que marcou uma era na história do entretenim­ento da TV brasileira.

 ?? TV GLOBO ?? ‘Sonho antigo’. Contrato de Faustão, a ser assinado na próxima semana, deve ser de 5 anos
TV GLOBO ‘Sonho antigo’. Contrato de Faustão, a ser assinado na próxima semana, deve ser de 5 anos
 ?? ACERVO ESTADÃO ?? ‘Perdidos na Noite’. Eva Vilma e Carlos Zara no programa
ACERVO ESTADÃO ‘Perdidos na Noite’. Eva Vilma e Carlos Zara no programa

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil