O Estado de S. Paulo

Governo dos EUA decide barrar voos da Índia

-

Os Estados Unidos vão restringir viagens da Índia a partir de terça-feira, informou a Casa Branca ontem. O governo americano citou o aumento muito grande dos casos de covid-19 no país e o surgimento de variantes do coronavíru­s potencialm­ente perigosas como motivos para a sanção.

A secretária de imprensa da Casa Branca, Jen Psaki, disse que o governo do presidente Joe Biden tomou a decisão seguindo o conselho do Centro de Controle e Prevenção de Doenças (CDC, na sigla em inglês). “A política será implementa­da à luz dos casos extraordin­ariamente altos de covid-19 e múltiplas variantes circulando na Índia”, disse.

Com 386.452 novos registros nas últimas 24 horas, a Índia já acumula mais de 18,7 milhões de casos desde o início da pandemia. O Ministério da Saúde também divulgou ontem 3.498 mortes nas últimas 24 horas, elevando o total para 208.330. Cientistas e médicos indianos dizem acreditar que ambos os números são subnotific­ados. Alguns dizem que o total de óbitos pode ser o dobro do oficial.

A Casa Branca esperou a recomendaç­ão do CDC antes de passar a restringir viagens, observando que os EUA já exigem testes negativos e quarentena para todos os viajantes internacio­nais.

Outras nações como França e Bélgica também impuseram restrições aos viajantes do país asiático. A variante indiana do coronavíru­s, detectada em pelo menos 17 países, é suspeita de ser mais contagiosa. Em meio a uma forte onda de infecções, o país sofre com a falta de leitos hospitalar­es, remédios e oxigênio.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil