O Estado de S. Paulo

Celular de premiê britânico está acessível online há 15 anos

Contato aparece no final de um comunicado de imprensa, de 2006, quando ele era um dos líderes da oposição

-

O número do celular pessoal do primeiro-ministro britânico, Boris Johnson, está disponível na internet há 15 anos. A informação, que foi revelada ontem pela imprensa britânica, levantou preocupaçõ­es sobre a segurança do Reino Unido.

O contato aparece no final de um comunicado de imprensa, de 2006, quando ele ainda era um dos líderes da oposição. O documento estava disponível na internet até bem pouco tempo e o número seria o mesmo que ele usa atualmente, segundo a BBC.

O comunicado de imprensa, relacionad­o com seu trabalho na oposição, convidava os jornalista­s a entrarem em contato com Johnson diretament­e por meio do número de escritório ou do celular. Ontem, quem telefonava para o número recebia uma mensagem informando que ele estava desconecta­do. Relatórios deste mês indicam que assessores já tinham aconselhad­o Johnson a trocar de número por precaução.

Downing Street, a sede do governo, não quis comentar o relatório, revelado no site Popbitch. O celular de Johnson entrou no noticiário após serem reveladas trocas de mensagens entre o premiê com o príncipe saudita, Mohamed bin Salman, e com o industrial britânico James Dyson.

Nas mensagens com o industrial, que remontam ao início da pandemia, em março de 2020, o primeiro-ministro prometeu acertos fiscais em troca da fabricação de respirador­es para os hospitais do país. O caso expôs os laços estreitos entre o governo conservado­r e os interesses privados e sua disposição de responder diretament­e às comunicaçõ­es dos empresário­s.

Após a revelação, a ministra do Interior do Reino Unido disse que Johnson sabia o que estava fazendo. “O primeiro-ministro, mais do que ninguém, conhece suas responsabi­lidades quando se trata de segurança nacional”, afirmou Victoria Atkins. “Estou ligeiramen­te surpresa que uma emissora tenha achado apropriado anunciar o fato de esse número de telefone estar na internet.”

Já para Peter Ricketts, ex-conselheir­o de segurança nacional do Reino Unido, o fato de o número pessoal de Johnson ser de domínio público “preocupa”, porque “é um bem muito valioso”. “Penso, em particular, em políticos de alto escalão que ocupam postos delicados, cujas conversas telefônica­s podem conter material sensível, informação comercial delicada, pessoas que tentam pressioná-los para obter favores, isenções fiscais ou conversas com líderes estrangeir­os”, disse Ricketts.

O premiê vem acumulando reveses. Nesta semana, a comissão eleitoral, que regula as contas dos partidos políticos, anunciou uma investigaç­ão sobre o financiame­nto das reformas da residência oficial de Downing Street. Segundo a imprensa, as obras teriam sido bancadas com dinheiro doado ao Partido Conservado­r do premiê.

 ?? JUSTIN TALLIS / AFP ?? Linha direta. Jonhson já foi aconselhad­o a mudar o número
JUSTIN TALLIS / AFP Linha direta. Jonhson já foi aconselhad­o a mudar o número

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil