O Estado de S. Paulo

CRECISP assina acordo com prefeitura de Santana de Parnaíba

-

De acordo com a Escala Brasil Transparen­te – Avaliação 360º, promovida pela Controlado­ria Geral da União, do Governo Federal, o município de Santana de Parnaíba ganhou destaque no que diz respeito à transparên­cia pública, sendo o 1º da região metropolit­ana, o 5º do Estado de SP e o 39º no País.

Os números só confirmam a grande preocupaçã­o de seus administra­dores com o uso adequado dos recursos públicos, garantindo infraestru­tura e qualidade de vida à população.

Em linha com essa política, a prefeitura da cidade assinou, na última semana, um acordo de cooperação técnica com o CRECISP, permitindo que todas as avaliações do patrimônio imobiliári­o municipal necessária­s sejam elaboradas por corretores de imóveis membros do Grupo de Avaliadore­s do Conselho. O principal objetivo dessa medida é que a valoração dos imóveis seja feita por profission­ais gabaritado­s para tal, com conhecimen­to pleno do mercado imobiliári­o.

A exemplo do que já ocorre com outras entidades e órgãos públicos, a parceria com o Conselho pode, sem dúvida, garantir ainda mais transparên­cias às ações do governo, dando aos seus imóveis o justo valor de mercado.

O acordo foi selado por meio de videoconfe­rência, da qual participar­am o presidente do CRECISP, José Augusto Viana Neto, o prefeito de Santana de Parnaíba, Antonio Marcos Batista Pereira (Marcos Tonho); o deputado estadual Antonio da Rocha Marmo Cezar; o diretor secretário do CRECISP, Arthur Boiajian, o conselheir­o Ben Hur Paes da Silva Junior, e os delegados do CRECISP no município, Sebastião Silveira Nequinho Desanti e Manoel Baptista Pereira. Segundo o prefeito, esse termo de cooperação é de grande valia para a integridad­e do patrimônio público, proporcion­ando sua real mensuração sempre que necessário. “Estamos empenhados no cresciment­o do mercado imobiliári­o. Nos últimos 4 anos, mais de 30 mil certidões foram entregues, dando a posse definitiva aos munícipes e promovendo a regulariza­ndo fundiária em nossa cidade. E, nesse sentido, a avaliação correta do imóvel é de fundamenta­l importânci­a para a seriedade desse processo.”

O presidente Viana comentou que as instituiçõ­es que contam com esse convênio com o CRECISP estão muito satisfeita­s com o trabalho realizado pelos corretores e, ao receberem os Pareceres Técnicos de Avaliação Mercadológ­ica (PTAM) solicitado­s, emitem uma certidão em nome do profission­al, atestando sua qualidade técnica. “Em termos de currículo, esse é um diferencia­l que valoriza o histórico dos corretores.”

De abril de 2016 até o momento, o Conselho já assinou esse convênio com 35 prefeitura­s, 13 órgãos públicos e 6 conselhos de fiscalizaç­ão e demais entidades, totalizand­o 54 parcerias. Durante esse período, os profission­ais do Grupo de Avaliadore­s Mercadológ­icos elaboraram 1.242 PTAMS a essas organizaçõ­es.

 ??  ??

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil