O Estado de S. Paulo

Pilotos ingleses boicotam as redes sociais

- PORTIMÃO

Fórmula 1. Os três pilotos ingleses do grid da Fórmula 1, o heptacampe­ão mundial Lewis Hamilton, Lando Norris e George Russell, aderiram ao boicote organizado pela comunidade do futebol da Inglaterra às redes sociais durante este fim de semana. O ato vem a reboque de uma série de ataques racistas a figuras do esporte e o entendimen­to de que as companhias donas das redes sociais não atuam de maneira convincent­e para conter os abusos.

Desde a tarde de ontem, os esportista­s e entidades que fazem o boicote não postam nada n as redes sociais. O boicote vai até segunda-feira e tem a participaç­ão de todos os órgãos que regem o futebol e as ligas de futebol do país, masculina e feminina, além dos sindicatos de jogadores e árbitros. Também entraram no movimento entidades do críquete, rúgbi, ciclismo e até da imprensa e patrocinad­ores na Inglaterra e restante do Reino Unido.

Hamilton já havia dito quinta-feira, na entrevista coletiva oficial da FIA que fez parte da programaçã­o do GP de Portugal, que estava consideran­do participar do boicote. Uma postagem no Instagram sacramento­u a decisão. “Em solidaried­ade à comunidade do futebol, eu ficarei em silêncio nos meus canais nas redes sociais neste fim de semana. Não há lugar em nossa sociedade para qualquer tipo de abuso, online ou não. Há muito tempo é fácil para um pequeno grupo postar ódio por trás de suas telas”, escreveu.

A Fórmula 1, por sua vez, evitou se compromete­r com o ato, embora condene qualquer tipo de intolerânc­ia. “Continuamo­s trabalhand­o em todas as plataforma­s e em nosso público para promover o respeito e os valores positivos, além de colocar um fim no racismo’’, afirmou.

Hoje, no autódromo da cidade de Portimão, será definido o grid de largada para o GP de Portugal, terceira etapa da temporada, a partir das 11h (de Brasília). Ontem, nos treinos livres, Valtteri Bottas terminou o dia como o mais rápido, com 1min19s648. Hamilton ficou em segundo, com 1min19s837.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil