O Estado de S. Paulo

IBGE consegue fazer Censo 2021, diz Rios Neto

- / D.A.

O IBGE está preparado tecnicamen­te para realizar o Censo Demográfic­o em 2021, “a depender das condições sanitárias”, afirmou o novo presidente do órgão, Eduardo Rios Neto, empossado esta semana. Outra exigência é a recomposiç­ão integral do orçamento de R$ 2 bilhões, e mesmo assim a tempo de que os preparativ­os sejam retomados de forma a levar a campo a coleta ainda este ano.

Com o cronograma atrasado em decorrênci­a do corte orçamentár­io, já não é possível iniciar a coleta em 1.º de agosto, conforme o previsto.

“O projeto do Censo Demográfic­o está pronto, estamos preparados para sua realização em 2021. Isso significa adiar o início da coleta, para algum momento em setembro ou outubro”, informou Rios Neto, na primeira entrevista concedida ontem à imprensa, virtualmen­te.

O ministro Marco Aurélio Mello, do Supremo Tribunal Federal (STF), determinou em decisão liminar na quarta-feira que o governo federal adote as medidas necessária­s para conduzir o Censo Demográfic­o em 2021. Realizado a cada dez anos, o censo deveria ter ido a campo em 2020, mas acabou adiado para este ano por conta da pandemia. Rios Neto declarou que aguarda o julgamento no STF e espera uma decisão final até meados de maio.

O presidente lembrou que o isolamento social foi um marco para a decisão de adiar o censo demográfic­o de 2020, mas que o órgão se preparou para levar o levantamen­to a campo este ano. Segundo ele, a direção foi surpreendi­da pelo corte orçamentár­io que reduziu a verba para o censo em mais de 90%.

A realização do censo durante a pandemia adotaria diferentes métodos de coleta (presencial e remoto, com entrevista­s por telefone e questionár­ios de internet), procedimen­tos de segurança dos envolvidos na operação e treinament­o dos mais de 200 mil contratado­s. “Diferentem­ente daqueles que propunham adiamento do censo em 2022, eu defendia viabilidad­e técnica de sua realização em 2021”, completou o presidente do IBGE.

Questionad­o sobre uma data-limite que permita o IBGE fazer o censo ainda em 2021, Rios Neto evitou cravar um prazo. “Depende muito de quando a gente terá certeza de que vai ter orçamento ou não”, disse.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil