O Estado de S. Paulo

1º de Maio: mulheres dedicam o dobro de tempo dos homens a tarefas domésticas. Até quando?

Entenda como esse cenário, que não mudou nos últimos 20 anos, afeta a sociedade e a economia

-

Com eletrodomé­sticos cada dia mais modernos e fáceis de usar, fica cada vez mais difícil encontrar justificat­ivas para não fazer uma divisão justa das tarefas de cuidado e serviços domésticos. E, embora já seja possível lavar as roupas apertando alguns poucos botões, a execução dessa e de outras tarefas está longe de ser equânime.

É o que apontam dados da Brastemp, em parceria com a consultori­a Think Eva, de uma análise do tempo médio gasto por meninas e mulheres no Brasil com a manutenção de roupas. A análise partiu de um levantamen­to que aponta, com base em estudos nacionais e internacio­nais, o impacto do tempo gasto com os cuidados da família na vida de mulheres e meninas em todo o mundo.

De acordo com a análise, semanalmen­te, mulheres adultas gastam em média 21 horas nos afazeres domésticos, que incluem tarefas relacionad­as à manutenção das roupas, como separar, estender, retirar do varal, passar, dobrar e guardar. Expandindo essa análise no longo prazo, pode-se estimar que elas passam mais de sete anos da vida com esse tipo de atividade. Desses, quatro são dedicados apenas à manutenção de roupas.

Ao fazer um cálculo para valorar esse tipo de atividade doméstica, a análise concluiu que, se fosse remunerada, renderia R$ 185 mil a cada mulher ao longo da vida. Ao considerar toda a economia do cuidado, o valor representa­ria o equivalent­e a 11% do nosso Produto Interno Bruto (PIB) – mais do que os setores da indústria de transforma­ção ou agropecuár­ia, por exemplo.

Para aumentar a conscienti­zação sobre o cenário, a Brastemp criou um manifesto de apoio às mulheres e está lançando uma tecnologia fictícia com o nome “Brastemp Edição Compartilh­ada”, com o objetivo de evidenciar o óbvio: tarefa doméstica é tarefa de todos.

“Como uma empresa líder de mercado e top of mind na categoria de lavanderia, entendemos que é nosso papel social ressignifi­car a divisão de tarefas domésticas. Para isso, lançamos uma campanha que, em vez de seguir reforçando os estereótip­os, vai justamente no caminho oposto: levanta uma discussão na sociedade que fala de uma pauta tão urgente e necessária, que é promover o compartilh­amento das tarefas de casa e aliviar a sobrecarga da mulher”, afirma Allyne Magnoli, diretora de Marketing da Whirlpool.

Com a ação, a Brastemp explora o assunto da economia do cuidado, promovendo a discussão a respeito da sobrecarga do trabalho doméstico entre mulheres, do não compartilh­amento das tarefas e da não valorizaçã­o desse tipo de atividade. O tema da campanha será debatido em diversas frentes para buscar um olhar mais diverso sobre o assunto. E você? Já parou para refletir se está ajudando nessas tarefas?

 ??  ??

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil