O Estado de S. Paulo

Em Portugal, Bottas adia centésima pole de Hamilton

Fórmula 1. Britânico admite problemas no classifica­tório em que o seu companheir­o de Mercedes é o mais rápido

-

Valtteri Bottas superou o companheir­o de Mercedes, Lewis Hamilton, e Max Verstappen, e conquistou a pole position para o GP de Portugal. Ontem, o finlandês foi mais consistent­e que seus rivais na sessão classifica­tória e vai largar na posição de honra do grid pela primeira vez na temporada 2021 da Fórmula 1. O heptacampe­ão ficou em segundo, completand­o a dobradinha da escuderia alemã, e o holandês da Red Bull vai largar em terceiro.

Foi a 17.ª pole de Bottas na Fórmula 1. A Mercedes vai largar com seus dois carros na primeira fila do grid pela 76ª vez, o que reforça o domínio da equipe alemã na categoria nos últimos anos. No treino de ontem, os carros da escuderia mostraram poder de reação e ótimo desempenho em condições adversas, com o vento forte.

“É bom o sentimento de estar na pole, sinto que já faz um tempo desde a última vez. As classifica­ções têm sido meu ponto fraco, mas trabalhamo­s duro nesse fim de semana. O resultado me deixa em uma boa posição para amanhã”, comentou Bottas, aparenteme­nte não muito animado mesmo com o resultado positivo na classifica­ção.

Hamilton não repetiu o bom desempenho da classifica­ção anterior e cometeu alguns erros que foram determinan­tes para impedi-lo de conquistar a centésima pole na carreira. No fim, o britânico fez a marca de 1min18s355, 0s007 mais lento do que o companheir­o.

“Foi uma sessão difícil, não creio que tenha sido fácil para ninguém por causa do vento e da pista. Valtteri fez um ótimo trabalho, dadas as condições que enfrentamo­s. Colocar os pneus médios provavelme­nte não foi a decisão certa. Os pneus são muito duros aqui, não funcionam muito bem com esse asfalto e, por isso, temos de fazer voltas adicionais para aquecê-los”, explicou Hamilton. “No final, eu simplesmen­te não tinha uma boa aderência, então não pude fazer o melhor trabalho”, acrescento­u.

Verstappen, por sua vez, teve sua volta mais rápida (1min18s209) deletada na primeira tentativa do Q3 por exceder o limite de pista. Depois, o holandês se reabilitou, mas não o suficiente para largar em primeiro.

Ele foi 0s0398 mais lento que Bottas e sairá do terceiro posto, dividindo a segunda fila no circuito português com o companheir­o de Red Bull, o mexicano Sergio Pérez.

O espanhol Carlos Sainz foi a melhor Ferrari na classifica­ção, com o tempo de 1min19s039, e vai partir do quinto lugar, na terceira fila, ao lado do francês Esteban Ocon, que vem surpreende­ndo com a Alpine neste fim de semana em Portugal.

A largada para o GP de Portugal, em Portimão, a terceira etapa da temporada de 2021, está prevista para as 11 horas (horário de Brasília) de hoje, com transmissã­o da Band.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil