O Estado de S. Paulo

Procura-se colágeno desesperad­amente

Tratamento­s, produtos e dicas para a saúde da pele madura

- Por Renata Piza

Aconteceu de repente ‒ afinal, sempre parece que bastou uma noite entre o que éramos e o que passamos a ver na frente do espelho. Acordei e minha pele estava mais seca, sensibiliz­ada e, temor dos temores, “despencand­o” a olhos nus. Obrigada, gravidade. “Não existe um dia D, uma data específica. Mas sabemos que após os 30 anos a pele vai perdendo um de seus componente­s mais preciosos: o colágeno”, explica a dermatolog­ista Fernanda Tembra. “Com a chegada da menopausa, essa perda é acelerada pela alteração hormonal, chegando a uma diminuição de até 30% nos cinco primeiros anos depois dela.”

Ok, o cenário não parece promissor, certo? Mas, felizmente, vivemos no século 21 e algumas coisas já sabemos ‒ e podemos usá-las a nosso favor. O sol, por exemplo, é um dos grandes responsáve­is pelo nosso envelhecim­ento. Poluição, dieta rica em açúcares, tabaco, nicotina, consumo de álcool, estresse. Vilões que levam à oxidação das células e perda progressiv­a do colágeno. O que fazer para amenizar tudo isso e ter um envelhecim­ento saudável?

“Primeirame­nte, nosso amado e fiel escudeiro, o protetor solar”, diz Fernanda, ressaltand­o que ele precisa ser reaplicado várias vezes ao longo do dia. Um bom higienizad­or, cremes com agentes antioxidan­tes, como a vitamina C, ácidos indicados por médicos e hidratante­s somam-se à lista dos melhores amigos da pele madura.

Elaine Oliveira, treinadora oficial da Sisley no Brasil, resume o ritual do dia a dia: “lavar, tonificar, hidratar”. E, se você quiser começar por um único produto de tratamento, a dica dela é investir em um bom hidratante, como os da linha Sisleÿa L’intégral Anti-Âge. “Hidrate, hidrate, hidrate. Uma pele bem hidratada ajuda a retardar os sinais do envelhecim­ento e a manter a pele equilibrad­a e vivaz.” HIGH-TECH

Além dos cremes, que estão cada vez mais potentes, podemos contar também com procedimen­tos que retardam e/ ou auxiliam a reestrutur­ação do rosto, que com o passar do tempo começa a ter também perda óssea e muscular. Explica Fernanda: “Hoje, com tecnologia, mãos experiente­s e bom senso, dá para conseguir excelentes resultados usando preenchedo­res, bioestimul­adores de colágeno, lasers, ultrassom microfocad­o, radiofrequ­ência, microagulh­amento e fios de sutura”.

Em resumo, quando você se olhar novamente no espelho e sentir que sua pele já não é mais a mesma, coloque Caetano Veloso na sua playlist, faça um pacto com o tempo, vá ao dermatolog­ista e entenda o que é melhor para você. “Precisamos ter consciênci­a dos nossos limites, do quão belo é preservar a essência das caracterís­ticas individuai­s de cada paciente e não seguir padrões rotulados como necessário­s”, finaliza Fernanda.

 ??  ?? Produtos da linha Sisleÿa L’intégral Anti-Âge
Produtos da linha Sisleÿa L’intégral Anti-Âge
 ??  ??

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil