O Estado de S. Paulo

LILIA E JÚLIA SCHWARCZ

-

Historiado­ra e antropólog­a brasileira, Lilia fundou ao lado do marido uma das mais importante­s editoras de livros do mundo, a Companhia das Letras. Dela nasceram muitos selos, entre eles o infantil, chamado Companhia das Letrinhas, por onde a filha Júlia ingressou na empresa há 20 anos. “Ela entrou como assistente e de lá cresceu. Hoje é publisher da editora”, conta Lilia. “Nesse tempo, trocamos originais, desenhos e muitas ideias, somos amigas e nos damos muito bem dentro e fora do trabalho.”

A leitura reforça a íntima ligação de mãe e filha. “No momento, estou lendo Ponciá Vicêncio, livro de Conceição Evaristo que conta a história de uma mulher negra que carrega sua ancestrali­dade. Uma publicação potente e cheia de subjetivid­ades”, conta a editora. Entre os infantis que marcaram a história da família, está Uma Letra

Puxa a Outra, primeiro publicado pela Companhia das Letrinhas. “Foi como tudo começou. Tratava-se de um abecedário com as artes gráficas do Kiko Farkas e a poesia sensível do José Paulo Paes.” Para a filha, o marco é Liga-Desliga, primeiro em que colaborou como editora. “Quando o livro estava quase pronto, minha mãe me pediu para ler e dar a minha opinião, em troca de não sei quantos cruzeiros reais. Tarefa que eu cumpri com a maior seriedade e dedicação, achando ser necessário copiar a história inteirinha no parecer antes de chegar aos meus comentário­s”, relembra Júlia.

 ??  ??

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil