O Estado de S. Paulo

Bruno Covas e suas virtudes

- •✽ JOÃO DORIA

Bruno Covas tinha orgulho de se dizer político. Ele nunca escondeu a satisfação com a atividade porque exercia a política com honestidad­e e ética, fazendo o que ela tem de mais elevado: a defesa do bem comum. E, apesar das muitas funções que teve, como secretário de Estado e parlamenta­r, foi na Prefeitura de São Paulo que vi o Bruno ser mais feliz – justamente pela enorme possibilid­ade de praticar o bem comum.

Seu olhar significav­a esperança, a mesma que continuará nos movendo na defesa de interesses coletivos que o Bruno sempre defendeu. No ápice da pandemia, num dos momentos mais desafiador­es, ainda em 2020, Bruno chegava discretame­nte no Palácio dos Bandeirant­es. Entrava de forma anônima na sala de reunião, antes das entrevista­s coletivas. Sentava na ponta da mesa no meu lado esquerdo. Sempre teve um local cativo.

Ouvia as discussões. Era cuidadoso e, também por isso, impunha respeito. Recordo das suas observaçõe­s sempre com o propósito de melhorar uma iniciativa. Usava o seu conhecimen­to da máquina pública para fazer contrapont­os, com sua voz serena, com equilíbrio e, acima de tudo, com humildade.

Bruno Covas foi leal, sem abrir mão da sua independên­cia. Quando decidi concorrer a prefeito de São Paulo, sabia que o Bruno seria a melhor escolha para ser meu vice, ainda que muitos criticasse­m a candidatur­a “puro sangue”, formada integralme­nte pelo PSDB. Na sua gestão, manteve o projeto que defendemos na campanha. Acreditamo­s numa cidade mais humana, com melhores serviços e mais oportunida­des. Sua reeleição é prova de coerência.

Dele, sempre recebi integral apoio. bruno foi o primeiro a entendera necessidad­e da minha candidatur­aao governo de são paulo. diz iaque precisávam­os evitar que nosso Estado fosse tomado por aventureir­os. Era preciso preservar os ideais de Mário Covas que foram aprovados e testados nas últimas sete eleições consecutiv­as. A sintonia da nossa convivênci­a se estendeu para uma parceria entre Estado e Prefeitura, que garantiu o andamento de projeto se o bem co-mum que o Bruno tanto defendia.

Vejo hoje que compartilh­amos a ideia de que as virtudes de cada um valem mais que as conjuntu- ras da política. Penso, igual ao Bru- no, que os bons princípios se impõem sobre as pressões de oca- sião. É muito duro perder, no au- ge, uma liderança da qualidade do Bruno Covas. Mas, sobretudo, perder o convívio de um ser hu- mano amoroso, de um pai cari- nhoso, de um amigo muito afetuo- so. Sentiremos muita falta do Bru- no. São Paulo está triste e em luto.

GOVERNADOR DE SÃO PAULO

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil