O Estado de S. Paulo

Polícia investiga, no Rio, a morte do cantor MC Kevin

Funkeiro de 23 anos, que estava em uma festa, morreu no domingo após cair do quinto andar de hotel na Barra da Tijuca

- Marcio Dolzan /

A Polícia Civil do Rio investiga se o funkeiro Kevin Nascimento Bueno, de 23 anos, conhecido como MC Kevin, morreu ao tentar pular de uma sacada para outra no hotel onde estava hospedado, na Barra da Tijuca, zona oeste carioca. Os quartos ficam no quinto andar do edifício. Segundo essa versão, Kevin teria ido para o quarto participar de uma festa com amigos e garotas. Ao ouvir batidas na porta, teria pensado que era sua mulher, Deolane Bezerra, que o procurava. Por isso, tentou escapar pela sacada e acidentalm­ente despencou, caindo do lado da piscina.

O relato consta em um vídeo que havia sido publicado por Anny Alves, passista do Acadêmicos do Tucuruvi e amiga de Kevin. “Depois do show, os meninos foram fazer (inaudível) no quarto, chamaram um monte de mulher e tal. O Kevin estava no quarto do lado, os moleques chamaram ele para ir para o quarto, trancaram ele lá, e fizeram uma brincadeir­a de mau gosto”, contou Anny.

E prossegue. “Depois bateram na porta, o Kevin achou que era a mulher dele e se desesperou, foi tentar pular de uma varanda para outra dos quartos. O vidro acabou quebrando, não resistiu, despencou para baixo”. O vídeo foi apagado.

Outra versão, que também está sendo investigad­a pela Polícia carioca, aponta que Kevin teria tentado pular da varanda para a piscina, que fica no pátio. A mulher do funkeiro, Deolane, deixou o hotel por volta das 10h40 da manhã desta segunda-feira, ao lado da irmã, Daniele Bezerra. Nenhuma das duas quis se manifestar. Daniele apenas falou que iriam tratar do traslado do corpo. Além de Deolane, prestaram depoimento alguns amigos do funkeiro. Nenhum deles quis dar declaraçõe­s à imprensa.

Na manhã desta segunda-feira, agentes retornaram ao hotel em busca de novas testemunha­s. Duas delas foram localizada­s e levadas para depor na delegacia. Policiais também fizeram diligência­s na piscina e no quarto de onde Kevin caiu, além de ouvir testemunha­s.

O corpo dele seria trasladado ontem mesmo para São Paulo, onde será enterrado. Em meio à comoção de fãs nas redes sociais, a Polícia Civil passou o dia identifica­ndo outras possíveis testemunha­s, na busca de novas informaçõe­s que permitisse­m avaliar como se deu a morte de Kevin.

Irregular. No início da tarde, a mãe de Kevin, Valquíria Nascimento, esteve na delegacia. A chegada foi marcada por um princípio de confusão, quando um homem – que, aparenteme­nte, seria padrasto de Kevin – investiu contra um dos amigos do cantor logo ao entrar na delegacia. Depois, na saída, o mesmo homem empurrou dois repórteres do lado de fora.

A mãe do funqueiro viajou de São Paulo somente para acelerar a liberação do corpo no Instituto Médico Legal. “É muito difícil pra mim. Falei com ele ontem (domingo) às 5 horas da tarde. O que ele me disse era o que ele falava todo dia, que me amava. O Kevin era um menino de família”, completou, emocionada, ao deixar o IML.

Com mais de 8,5 milhões de seguidores, MC Kevin tinha uma legião de fãs. Ele veio ao Rio para se apresentar em uma casa de shows. A festa não estava autorizada pela Prefeitura do Rio e, portanto, desrespeit­ou decreto de distanciam­ento social em vigor na cidade.

“Foi um show irregular, sim”, informou em nota a Secretaria de Ordem Pública (Seop). “A Seop já identifico­u o estabeleci­mento responsáve­l pelo evento, e a Vigilância Sanitária está analisando as imagens para tomar as medidas cabíveis.”

No domingo à noite, Deolane postou em suas redes uma despedida emocionada. “Você é e sempre será o amor da minha vida. O amor mais lindo que tive. O homem que mais me amou e me admirou! Vai com Deus, meu menino. Eu sempre vou te amar.”

Os dois se separaram em fevereiro, e ele afirmou, sobre a separação: “Triste saber que perdi a mulher da minha vida. Fui imaturo”. Em abril eles reataram e foram se casar no México.

Superação. Grande sucesso no funk de São Paulo, MC Kevin foi inspiração para milhões de fãs que viam em seu repertório a representa­ção da superação. Seu primeiro hit veio em 2014, Prepara Novinha, em parceria com MC Pedrinho. Já com MC Davi, ele criou o funk Pra Inveja é Tchau, que teve mais de 200 milhões de visualizaç­ões.

Muito atuante entre os artistas, ele participou de canções que traduziam o difícil cotidiano das favelas. Um de seus grandes sucessos como cantor é Vergonha pra Mídia, do MC Salvador da Rima, em que prega o funk consciente unido ao rap de protesto. A faixa logo foi adotada pela juventude da periferia.

Um mês antes de morrer, ele lançou a faixa A Última, cujos versos são como a linha de pensamento de suas intenções na carreira. “Falar que o funk é crime pro governo é concorrent­e / Saber que o sonho do filho dele é ser um da gente / Meu brilho tá brilhando mais que sua sirene.” Sua última faixa, Favelado Vencedor, publicada no Youtube na semana passada, já ultrapassa­va 500 mil visualizaç­ões.

• Reações

“Kevin se desesperou, foi tentar pular de uma varanda para outra dos quartos, e despencou.” Anny Alves

AMIGA

“Falei com ele de tarde, ele falou que me amava. Era um menino de família.” Valquíria Nascimento

MAE DE KEVIN

 ?? WILTON JUNIOR / ESTADÃO ?? Na delegacia. Valquíria, mãe do cantor, viajou de São Paulo para providenci­ar o traslado
WILTON JUNIOR / ESTADÃO Na delegacia. Valquíria, mãe do cantor, viajou de São Paulo para providenci­ar o traslado
 ?? MCKEVIN / INSTAGRAM ?? Ídolo. MC fazia sucesso entre os jovens da periferia
MCKEVIN / INSTAGRAM Ídolo. MC fazia sucesso entre os jovens da periferia

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil