O Estado de S. Paulo

Suspeito do caso Madeleine pode estar ligado a outros três crimes

Pedófilo alemão acusado de sequestrar garota britânica, em 2007, é investigad­o por outros delitos sexuais

-

Além do desapareci­mento da garota britânica Madeleine Mccann, que sumiu aos 3 anos na Praia da Luz, em Portugal, em 2007, o alemão Christian Brueckner também é investigad­o por outros crimes sexuais, segundo o jornal The Mirror. Brueckner cumpre pena por tráfico de drogas na Alemanha. Ele já cumpriu dois terços da sentença. Ele também foi condenado, em dezembro, pelo estupro de uma mulher de 72 anos em Portugal.

Ele nega envolvimen­to no caso de Madeleine, mas o promotor alemão Hans Christian Wolters garante ter provas que ligam Brueckner ao crime. Segundo o Mirror, o suspeito agora pode enfrentar outros três julgamento­s. Ele é investigad­o pelos estupros de uma irlandesa na Praia da Rocha, em Portugal, em 2004, e de uma garota de 10 anos, também no Algarve, em 2007. O terceiro caso envolve o assédio sexual a quatro crianças durante um festival em São Bartolomeu de Messines, também em Portugal, em 2017.

Segundo o promotor alemão, o caso de Madeleine está perto de ser resolvido. Wolters garante ter novas provas do envolvimen­to de Brueckner, de 44 anos. “Reunimos novas evidências que fortalecem o caso que estamos construind­o contra nosso principal suspeito”, disse o promotor, em entrevista ao jornal The Sun, na semana passada.

O promotor afirmou que os novos indícios são circunstan­ciais, e não provas forenses, mas reforçam a tese de que Brueckner é o responsáve­l pelo desapareci­mento e morte da menina. “Infelizmen­te, não posso dizer o que é, mas fortalece nosso trabalho.”

Na segunda-feira, o Sun afirmou que as novas evidências seriam registros telefônico­s que mostram detalhes da movimentaç­ão do suspeito na época do desapareci­mento de Mccann. “Por muito tempo, os oficiais alemães disseram que muitas peças-chave do quebra-cabeça estavam faltando sobre os movimentos de Christian no Algarve”, disse uma fonte ao jornal. “Esta nova informação pode ajudar a fornecer uma dessas peças.”

A polícia portuguesa nunca conseguiu resolver o caso. Os pais de Madeleine, Gerry e Kate Mccann, chegaram a ser detidos e depois soltos durante a investigaç­ão. O mistério só começou a ser desvendado em 2020, quando a polícia alemã anunciou que investigav­a um suspeito – Brueckner, que passou temporadas no Algarve entre 1995 e 2007.

Em 2011, Brueckner já havia sido identifica­do como suspeito pela Scotland Yard, mas sua relação com o caso foi afastada pois seu alvo principal seriam crianças do sexo masculino. “Não encontramo­s nenhuma evidência que sugira que ele não é culpado deste crime e encontramo­s muitas evidências que sugerem que ele é culpado, mas estou proibido de entrar nesses detalhes”, disse o promotor alemão.

Mistério

“Reunimos novas evidências que fortalecem o caso que estamos construind­o contra nosso principal suspeito” Hans Christian Wolters

PROMOTOR ALEMÃO

 ?? HUGO CORREIA/REUTERS ?? Investigaç­ão. Cartaz pede informaçõe­s sobre Madeleine; menina teria hoje 18 anos
HUGO CORREIA/REUTERS Investigaç­ão. Cartaz pede informaçõe­s sobre Madeleine; menina teria hoje 18 anos

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil