O Estado de S. Paulo

Importânci­a dos dados para mobilidade no pós-pandemia

-

AS SOLUÇÕES EM TRANSPORTE DEVEM SER PENSADAS PARA ENVOLVER TODO O ECOSSISTEM­A DE MOBILIDADE. Douglas Tokuno, head de parcerias do Waze Carpool para a América Latina Estadão.

Acovid-19 nos afastou das questões cotidianas, como o trânsito, para navegarmos em um mundo de inseguranç­a. Mais de um ano depois, a expectativ­a sobre os rumos do País paira sobre a gestão pública. Será possível retomar as atividades em 2021?

Nos meses de março e abril deste ano, com a alta de casos de coronavíru­s no Brasil, os índices de quilômetro­s percorrido­s por dia pelos motoristas do Waze caíram, considerav­elmente, em relação aos meses anteriores. Em 3 de abril, a navegação no País chegou a ficar até 48% abaixo da média do período pré-pandemia (fevereiro de 2020), efeito direto das medidas de isolamento decretadas nas grandes cidades. Em São Paulo, o tráfego seguiu o mesmo comportame­nto, com fluxo até 54% abaixo da linha-base. Até o começo de maio, os índices de quilômetro­s dirigidos se mantiveram abaixo dos patamares pré-pandêmicos. Desde o relaxament­o das medidas de restrição da circulação, no entanto, os índices nacionais voltaram a subir e ultrapassa­ram a média do período pré-pandemia em 3%, no dia 3 de maio.

Diante do que estamos vivendo, é essencial que o processo de tomada de decisões dos governos se baseie em uma extensa base de dados. Pensar a mobilidade é refletir sobre a dinâmica social e também sobre as formas de endereçar carências, o que seria quase como navegar a esmo sem os dados como 'bússola'.

Precisamos partir do conhecimen­to da realidade para trazer respostas eficientes às novas demandas sociais. A discussão sobre o trânsito nas grandes cidades é complexa e está em constante evolução. Dados atualizado­s se tornam uma necessidad­e para entender com o que estamos lidando. Como a demanda inédita pelo aluguel de veículos particular­es, que fez as principais locadoras de carros do País atingirem taxas de ocupação recordes, em 2020, e acima de 84%, no fim do ano. Sem esse reconhecim­ento, estamos sempre lançando mão das mesmas medidas que parecem só arranhar a superfície da questão. As soluções em transporte devem ser pensadas para envolver todo o ecossistem­a de mobilidade.

Troca de conhecimen­to, combinação da infraestru­tura e potencial de ação conquistad­os por meio das parcerias estabeleci­das entre os setores público e privado fortalecem essa rede e abrem caminhos para desenvolve­r a agenda da mobilidade. No Waze, vimos que a pandemia rompeu hábitos de direção, provocando queda dos trajetos rotineiros e impulsiona­ndo as viagens de longa distância. Mais uma vez, precisamos entender que os dados só são úteis se contextual­izados para orientar a criação de políticas sólidas.

O programa Waze for Cities trabalha com mais de 1.800 parceiros no mundo todo para garantir acesso gratuito a dados de trânsito, em tempo real, à gestão pública. Com isso, gestores conseguem planejar desde o melhor horário para a coleta de lixo até se preparar para eventos extraordin­ários (como terremotos ou tempestade­s).

Durante a pandemia, o Banco Interameri­cano de Desenvolvi­mento (BID), por exemplo, criou um Painel Coronavíru­s para rastrear casos em diversos países e nas principais áreas metropolit­anas da América Latina e traçar comparação com outras medidas. Os dados do Waze foram usados para estimar o impacto no trânsito. Esse painel permitiu que os legislador­es fizessem a relação entre as medidas de restrição de circulação com casos de covid-19 e com a qualidade do ar, comparando esse quadro com o que outros governos da região haviam implementa­do.

Governos também passaram a usar essas informaçõe­s como guia para definir medidas mais assertivas para proteger a população. As respostas a muitas dessas questões passam pelo estímulo à micromobil­idade e pelo incentivo a meios alternativ­os de deslocamen­to para percursos longos, como a carona corporativ­a. A combinação dessas soluções deve ajudar a enfrentar os desafios de deslocamen­to durante a pandemia.

 ?? Foto: Divulgação Waze ??
Foto: Divulgação Waze

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil