O Estado de S. Paulo

Pelo menos 10 afirmações inverídica­s

- / ALESSANDRA MONNERAT, PEDRO PRATA, SAMUEL LIMA e VICTOR PINHEIRO

No depoimento à CPI da Covid, o ex-ministro Eduardo Pazuello fez ao menos dez afirmações inverídica­s. Veja exemplos da

checagem do Estadão Verifica. “O Brasil figura entre os países que mais vacinam no mundo, atrás apenas dos Estados Unidos, China e Índia.”

De acordo com a plataforma Our World in Data, o Brasil é a quinta nação que mais aplicou doses de vacinas de covid, quando se analisam números absolutos. Na proporção de doses aplicadas por 100 mil habitantes, o Brasil está em 85º lugar.

“Em nenhum momento o presidente me desautoriz­ou ou me orientou a fazer diferente qualquer coisa que eu estava fazendo.”

Em 20 de outubro de 2020, o Ministério da Saúde assinou um protocolo de intenções com o Butantan para adquirir 46 milhões de doses da Coronavac. No dia seguinte, Bolsonaro escreveu em suas redes sociais que “minha decisão é de não adquirir a referida vacina”. Pazuello gravou um vídeo ao lado do presidente no qual disse que “um manda, o outro obedece”.

“A cloroquina é um antiviral e anti-inflamatór­io conhecido.”

A cloroquina não é um antiviral. É usada para o tratamento de malária e amebíase hepática, entre outras. A OMS, a Administra­ção de Alimentos e Medicament­os dos EUA (FDA) e a Agência Europeia de Medicament­os (EMA) contraindi­cam o uso desde meados de 2020.

“Essa plataforma (Tratecov) foi mostrada, dia 11, em Manaus em desenvolvi­mento, não concluída ainda. Era um protótipo. Não foi distribuíd­a aos médicos.”

Falso. O Estadão mostrou que mais de 340 médicos de Manaus foram habilitado­s a usar a plataforma após o lançamento em 14 de janeiro.

“Não recomendei o uso da hidroxiclo­roquina nenhuma vez.”

Em 20 de maio de 2020, o Ministério da Saúde publicou orientaçõe­s para tratamento precoce de covid-19 com cloroquina e hidroxiclo­roquina.

O Estadão Verifica tentou contato com a assessoria de Pazuello, mas não teve resposta até a conclusão desta edição.

 ??  ??

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil