O Estado de S. Paulo

Sem Neymar, Mbappé leva PSG à taça da Copa da França

Atacante fez gol e deu assistênci­a nos 2 a 0 sobre o Monaco; na Itália, a Copa local ficou com a Juventus

-

Uma assistênci­a e um gol transforma­ram ontem Mbappé no condutor do Paris Saint-germain ao título da Copa da França. O jovem atacante, que já tem no currículo a conquista de uma Copa do Mundo com sua seleção, foi o protagonis­ta da vitória do time por 2 a 0 sobre o Monaco, no Stade de França. Neymar não pôde jogar, pois estava suspenso. Assistiu ao jogo nas tribunas e depois desceu ao gramado para comemorar o título com os companheir­os.

O PSG conquistou seu 14.º título da Copa da França, o sexto nas últimas sete edições. O Monaco, que não vence o torneio há 30 anos, tem cinco troféus. Além disso, a equipe de Paris desempatou o retrospect­o em finais do torneio diante do rival do Principado ao vencer pela segunda vez – o outro triunfo em decisão foi em 2010. O Monaco levou a melhor em 1985.

O time da capital bem que tentou contar com Neymar na final de ontem. Entrou com recurso na Federação Francesa de Futebol, mas não obteve êxito. Como última alternativ­a, apelou ao Comitê Olímpico e Esportivo Nacional da França (CNOSF), que deu veredicto contrário ontem, reafirmand­o as suspensões.

O craque brasileiro não fez tanta falta porque Mbappé, novamente, assumiu o protagonis­mo em mais uma ausência do camisa 10, algo recorrente nessa temporada, e foi decisivo.

No primeiro tempo do duelo equilibrad­o em Paris, o Monaco cometeu mais erros e isso custou caro. Aos 18 minutos Mbappé, esperto, aproveitou a desatenção do zagueiro Disasi ao

sair com a bola na área, roubou a bola e rolou para Icardi. O argentino, substituto de Neymar, só precisou tocar para o gol.

Em um confronto tático interessan­te, o Monaco foi valente, fez de tudo para não perder e tentou o empate de diversas maneiras, mas estava pouco inspirado na criação das jogadas e quase não incomodou o goleiro Navas na etapa inicial. Na volta do intervalo, o técnico Niko Kovac colocou Jovetic e Gelson Martins em campo a fim de deixar a sua equipe mais ofensiva, mas não deu certo.

Sidibé até levou perigo em cruzamento fechado que quase encobriu Navas e bateu no travessão, mas o jogo seguiu morno, e o PSG permaneceu confortáve­l, administra­ndo a pequena, mas preciosa vantagem, com certa tranquilid­ade até

Mbappé reaparecer para ampliar e sacramenta­r o triunfo.

Aos 35 minutos, segundos depois de quase marcar um golaço em chute de cobertura que explodiu no travessão, o astro francês recebeu linda enfiada de Di María entre os zagueiros e deu um toque perfeito de canhota para vencer o goleiro Majecki e assegurar o triunfo e a taça.

Copa da Itália. A Juventus conquistou, também pela 14.ª vez, o título da Copa da Itália ao derrotar ontem a Atalanta, por 2 a 1, em Reggio Emília. Campeã da Supercopa da Itália, este foi o segundo título da equipe de Turim na temporada, após decepciona­r no Campeonato Italiano, ao não conquistar a décima taça consecutiv­a, e cair cedo na Liga dos Campeões.

O título foi intensamen­te comemorado pelos torcedores, jogadores e por Pirlo, em seu primeiro trabalho como treinador. Um dos mais entusiasma­dos foi o goleiro Buffon, de 43 anos, que se sagrou campeão pela sexta vez, igualando o feito de Roberto Mancini, atual técnico da seleção italiana.

Pirlo e Cristiano Ronaldo, que teve atuação tímida no jogo, não sabem se vão permanecer no clube.

Os gols ontem foram de Kulusevski e Chiesa para a Juve e Malinovski para a Atalanta.

 ?? CHRISTOPHE ENA / AP ?? Dia de festa. PSG ganhou o primeiro título na temporada
CHRISTOPHE ENA / AP Dia de festa. PSG ganhou o primeiro título na temporada

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil