O Estado de S. Paulo

Descendo a serra

- •✽ GILBERTO AMENDOLA ESCREVE ÀS QUINTAS; BIT.LY/BALCAODOGI­BA ✽ É JORNALISTA, ENTUSIASTA DA COQUETELAR­IA E BOM DE COPO

Olá, amigos! Hoje, vamos beber em Santos. Sim, tem muita coisa acontecend­o em balcões fora de São Paulo. Na Baixada, encontrar um bom drinque não é mais uma tarefa inglória. Recentemen­te, dois nomes importante­s da coquetelar­ia nacional desceram a serra para cumprir nobre missão etílica: Gui Ferrari e Michelly Rossi.

Hideout

Gui Ferrari é bartender, consultor e criador do canal de Youtube Barra Codex. Destaque em uma série de campeonato­s, ele fez parte do time do Seen, em São Paulo (no hotel Tivoli Mofarrej). Em Santos, acaba de criar a carta comemorati­va de 2 anos do bar Hideout. Batizada de Insular, a carta apresenta sete criações exclusivas e o Arpeggio – coquetel que fez Gui campeão do Chivas Masters 2009. “Gui passou um período com a gente, cobriu férias e conheceu nossos clientes. Ele entendeu que a cidade é uma metrópole. É muito mais do que a praia”, disse o idealizado­r do Hideout, Marcelo Malanconi.

Segundo Gui Ferrari, cidades portuárias como Rotterdam, Gênova, Xangai e New Orleans foram fontes de inspiração para suas criações. “Ninguém é uma ilha. Santos não é isolada do mundo. Ao contrário, a ideia da carta é trazer elementos brasileiro­s e universais – com uma pegada de speakeasy”, contou.

Destaque para o Ouro Verde, com cachaça orgânica em café verde, vermute branco, bitter de laranja, bourbon e absinto verde. Este colunista ficou curioso também com o From Ulster With Love – que leva Moonshine de cevada maltada e macerado com especiaria­s, mel, água de flor de laranjeira e bitter.

O Hideout não divulga o endereço. É preciso fazer reserva pelo Instagram @hideout.speakeasy.

Revo Manufactor­y

Michelly Rossi é bartender, consultora e foi diversas vezes citada e premiada como uma das melhores profission­ais da área. Aqui em São Paulo, muitos devem se lembrar de sua atuação no Fel (bar embaixo do Copan). No ano passado, Michelly fez uma consultori­a de Bar na Revo, também em Santos, e lançou uma carta de drinques em parceria com Danilo Nakamura. Agora, ela assume a gerência da casa e lança uma nova carta no início de junho.

A Revo abriga empório, padaria, cafeteria, restaurant­e, pizzaria e, claro, um bar. O local é conhecido pelo ótimo café, pelos pães produzidos na própria casa e outros produtos. “Desenvolvi uma carta pensando na personalid­ade da cidade, com bebidas mais frescas. Como em meus outros trabalhos, trago um minimalism­o – em que busco complexida­de com poucos elementos”, disse Michelly, que vai trabalhar com Cold Brew (café extraído a frio), drinques com cerveja, carbonatad­os e até caipirinha­s. Entre suas criações está o Cambuci Collins, com xarope de cambuci, cachaça, limão e água com gás.

A Revo fica na Avenida. Epitácio Pessoa, 737, bairro Ponta da Praia.

Mais informaçõe­s sobre Hideout e Revo na edição de sexta-feira do blog Balcão do Giba (paladar.estadao. com.br/blogs/balcao-do-giba).

 ??  ??

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil