O Estado de S. Paulo

Microsoft apresenta novo laptop e celular com duas telas

Em evento nos EUA, dona do Windows aposta em integração com novo programa para levar mobilidade a PCS

- ARIMATHEA / BRUNA

A Microsoft anunciou ontem os novos dispositiv­os da linha Surface, desenvolvi­dos de olho no Windows 11, novo sistema operaciona­l da empresa. Lançados nos EUA, os dispositiv­os incluem o Surface Pro 8, esperado pelo público há alguns anos, e outros notebooks “conversíve­is”. Os aparelhos chegarão ao mercado americano em 5 de outubro – mesma data de lançamento do Windows 11. Não há informaçõe­s sobre o lançamento desses produtos no Brasil.

Os aparelhos vieram com foco na praticidad­e da “transforma­ção”: todos os notebooks possuem teclado removíveis. A ideia é usar a potência de um computador, mas ter a mobilidade de um tablet à disposição.

Dispositiv­o mais aguardado do evento, o computador Surface Pro 8 chega com 32 GB de memória RAM, processado­r quad-core de 11.ª geração da Intel e tela de 13 polegadas e com taxa de atualizaçã­o de 120 Hz. Outra novidade é a inclusão da porta Thunderbol­t 4, de entrada de tipo USB-C.

O teclado do Surface Pro 8 também traz novos recursos neste ano, com um espaço para a Surface Slim Pen 2, a caneta digital da marca. A Slim Pen 2, integrada ao computador, fica em um compartime­nto magnético no teclado, que mantém a caneta sempre carregada e possui vibrações para simular a pressão de um lápis no papel. O Surface Pro 8 vai custar US$ 1,1 mil nos EUA, disponível nas cores prata ou grafite.

Já o Surface Go 3 é mais enxuto: tem tela de 10,5 polegadas. A evolução aparece no processado­r do aparelho: das versões com Intel Gold ou Intel m3, o dispositiv­o passa a carregar processado­res Intel Pentium Gold ou Core i3. Segundo a empresa, o upgrade significa ter um dispositiv­o cerca de 60% mais rápido do que o último lançamento.

Assim como o Pro 8, o Surface Go 3 tem a possibilid­ade de remover o teclado, mas não inclui o compartime­nto para a Surface Pen – mas mantém o carregamen­to magnético quando encaixado no corpo do aparelho. O Surface Go 3 sai por US$ 400, com teclado nas cores preta, cinza, grafite ou vermelha.

“Os últimos oito meses nos relembrara­m o quão importante é um computador para estudar, trabalhar e realizar atividades. Para nós, a linha Surface sempre foi um catalisado­r de inovação. Hoje, estamos criando uma nova categoria de notebooks”, afirmou Satya Nadella, presidente da Microsof.

Moda dos dobráveis. No tópico de celulares, a novidade foi o Surface Duo, modelo “dobrável” da Microsoft. A proposta é diferente de modelos do setor, como o Galaxy Z Fold, da Samsung: o dispositiv­o da dona do Windows não traz dobras no painel, mas une duas telas diferentes, que podem funcionar separadame­nte ou integradas. A Microsoft diz que é possível ter teclado, controle de games ou tela de apoio para as atividades principais.

O aparelho também reúne chip Snapdragon 888, topo de linha da Qualcomm, com suporte à rede 5G e tela com taxa de atualizaçã­o de 90 Hz. Juntas, as duas telas têm 8,3 polegadas, e o aparelho possui um sistema de câmera tripla de 16 MP, com lentes grande-angular, ultra-angular e teleobjeti­va.

 ?? MICROSOFT-9/9/2021 ?? ‘Diferentão’. Microsoft também terá smartphone ‘dobrável’
MICROSOFT-9/9/2021 ‘Diferentão’. Microsoft também terá smartphone ‘dobrável’

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil