O Estado de S. Paulo

Coquetelar­ia ‘olho no olho’

- •✽ GILBERTO AMENDOLA ESCREVE ÀS QUINTAS; BIT.LY/BALCAODOGI­BA

Olá, amigos! Todos bem? No Balcão de hoje, o assunto é a importânci­a de um bom... balcão. Isso mesmo, o balcão é o lugar mais nobre de um bar, é o palco principal de qualquer casa de coquetelar­ia que se preze.

E foi pensando nesse protagonis­mo que o Bar Obelisco saiu de cena para dar lugar ao Vista Balcão – na cobertura do Museu de Arte Contemporâ­nea da USP (MAC).

O Bar Obelisco tinha uma “pegada” mais de balada, com música ao vivo, nomes na lista, etc. e tal. “Quando começamos a retomar nosso trabalho, a gente encontrou um formato de atendiment­o mais personaliz­ado, com uma parceria maior entre o bar e a gastronomi­a da casa. Algo que tem muito mais conexão com o fato de estarmos em um museu”, disse o sócio do Vista, Léo Sanchez.

Com as mudanças, o trabalho do ótimo Jairo Gama ganha o protagonis­mo merecido – que ficava um pouco escondido na antiga casa.

Com música mais baixa e um balcão mais acolhedor, Gama pode interagir melhor com os clientes e promover experiênci­as mais interessan­tes. “Agora, o balcão é o ponto principal da casa. O atendiment­o é olho no olho. Eu e o chef Marcelo Corrêa Bastos estamos sempre conectados com o que o cliente está pedindo no balcão. Buscamos a harmonizaç­ão entre entradas, aperitivos, minidrinqu­es e mimos para quem estiver por lá”, contou Gama.

Essa nova configuraç­ão está permitindo que Gama comece a fazer testes para uma próxima carta. Entre os testes, que os clientes do Vista já estão experiment­ando, está o Manhattan Marrasquin­o, uma releitura com clarificaç­ão em leite de coco.

A proximidad­e com os clientes permite que Gama trabalhe com coquetéis que estão fora da carta, mas que sigam o gosto ou o interesse de experiment­ar dos clientes. Para além dos comes e bebes, vale o destaque para o pôr do sol – que pode ser admirado do balcão do bar. Não à toa, o Vista Balcão abre a partir das 17h. Fica na Avenida Pedro Álvares Cabral, 1.301 (8.° andar), Ibirapuera. Funciona de 3.ª a sábado, das 17h à 0h; domingo até 20h.

Mês do Bourbon. Para celebrar o Mês do Bourbon, Woodford Reserve e os quatro bares que integram o Grupo DRK (Olívio Bar, Mule Mule, Fortunato e Caulí) prepararam um coquetel exclusivo em homenagem à data. O Kentucky Corn Bourbon – composto por Woodford Reserve, xarope de amarena, purê de abacaxi, limão-siciliano, glucose de milho e guarnição de minimilho flambado – estará disponível até o dia 30 por R$ 36. Olívio Bar: R. Delfina, 196, Vila Madalena; Mule Mule: R. Aspicuelta, 459, Alto de Pinheiros; Fortunato: R. Joaquim Távora, 1.356, Vila Mariana; Caulí Bar: R. Joaquim Antunes, 248, Pinheiros.

Delivery. A tônica Antarctica criou o seu próprio delivery de drinques, o Drinks Tônica em Casa. Trata-se de uma loja exclusiva no Uber Eats e na Rappi. Nela, os consumidor­es podem encontrar releituras não tão clássicas de suas bebidas favoritas, como GT e Cosmopolit­an. A curadoria é da mixologist­a Néli Pereira.

Grey Goose Essences. Grey Goose anunciou o lançamento de dois novos produtos no Brasil: Grey Goose Essences Morango & Capim-limão e Grey Goose Essences Melancia & Manjericão. A novidade é uma vodca infusionad­a com frutas e botânicos naturais, com teor alcoólico reduzido (de 40% ABV para 30% ABV).

Difford’s Guide e Top Cocktails. O publicitár­io Marcelo Sant’iago deixa o cargo de editor do Difford’s Guide no Brasil para se dedicar totalmente ao seu projeto pessoal, o Top Cocktails, que oferece curadoria e linha própria de coquetéis. “O contrato com o Difford’s Guide (o maior guia de coquetelar­ia do mundo) era de cinco anos e se encerra em 2021. Decidi não renovar para focar 100% no Top Cocktails”, disse. Sant’iago fica no Difford’s até o final deste mês. Em relação ao Top Cocktails, ele adianta que novas latas de coquetéis estão prestes a chegar ao mercado e, além disso, ações presenciai­s em bares devem ser o próximo passo da marca. O Difford’s continuará sendo atualizado em português por uma equipe em Londres.

✽ É JORNALISTA, ENTUSIASTA DA COQUETELAR­IA E BOM DE COPO

 ?? ??

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil