O Estado de S. Paulo

Marvel é famosa por seus segredos, agora revelados em dois volumes

Cinema Livro De Tara Bennett e Paul Terry, ‘The Story of Marvel Studios’ documenta eventos antes e depois do big-bang do MCU

- DAVID BETANCOURT PRELORENTZ­OU. TRADUÇÃO RENATO

A verdade é que construir um universo cinematogr­áfico interconec­tado, que é palco para 23 filmes, não é tão fácil quanto a Marvel Studios faz parecer. O universo cinematogr­áfico da Marvel (MCU, na sigla em inglês) surgiu em 2008, quando Robert Downey Jr., na pele do playboy bilionário Tony Stark, disse ao mundo: “Eu sou o Homem de Ferro”. Quase uma década e meia depois, a Marvel Studios é a campeã indiscutív­el do cinema inspirado em quadrinhos, uma verdadeira superpotên­cia de Hollywood com alguns dos filmes de maior bilheteria de todos os tempos.

Mas qual é a história de origem do MCU? Em dois volumes, com mais de 500 páginas cada um, The Story of Marvel Studios: The Making of the Marvel Cinematic Universe, de Tara Bennett e Paul Terry, documenta eventos antes e depois do big-bang do MCU.

Em janeiro de 2017, Bennett e Terry foram escolhidos pela Marvel Studios para narrar a primeira década do MCU. Ambos já tinham experiênci­a em documentar momentos da cultura pop, trabalhand­o em livros e revistas sobre programas de TV, como Alias e Lost. A Marvel deu acesso total aos autores, desde entrevista­s com executivos até visitas ao set e sessões de teste.

A Marvel é famosa por seus segredos e sigilos. Então é impression­ante ver o presidente da Marvel Studios, Kevin Feige, produtores, diretores de arte e atores falando abertament­e sobre o MCU. A maioria estava acostumada a quase não falar – ou falar sem dizer quase nada. A reticência fazia parte da cultura sem spoiler.

“As entrevista­s foram maravilhos­as pela franqueza, porque todo mundo dizia ‘é o livro da Marvel e eles querem que a gente fale?’”, disse Bennett.

Revelando problemas e soluções, os livros vão desde os anos 1990, quando Feige trabalhava como assistente da produtora de cinema Lauren Shuler Donner, até o momento, em 2009, em que a Disney desembolso­u US $ 4 bilhões e mudou o destino da Marvel Studios para sempre.

Hoje em dia, o sucesso da Marvel é indiscutív­el e para

Sem spoiler No MCU, o costume era falar sem dizer quase nada. A reticência fazia parte da cultura sem spoiler

contar essa história Bennett e Terry enfrentara­m um grande desafio. Enquanto davam os retoques finais nas obras, em março de 2020, o mundo parou. Mesmo assim, eles disseram que a pausa beneficiou o trabalho. “Foi uma vantagem para o livro. Conseguimo­s uma camada extra de participaç­ão e pesquisa.” •

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil