O Estado de S. Paulo

‘Bolsonaris­mo’ ganha vida própria e cobra deputados por alinhament­o ao PT

- ALBERTO BOMBIG TWITTER: @COLUNADOES­TADAO COLUNADOES­TADAO@ESTADAO.COM POLITICA.ESTADAO.COM.BR/BLOGS/COLUNA-DO-ESTADAO/ COM MATHEUS LARA. COLABOROU CAMILA TURTELLI.

Parte significat­iva do fã-clube bolsonaris­ta ainda não digeriu o decisão de alguns de seus deputados de votar a favor da PEC-5, que tratava da composição do Conselho Nacional do Ministério Público (CNMP) e que acabou derrotada. O clima de decepção por votos iguais aos do PT ganhou ares de ameaça ao futuro dos aliados de Jair Bolsonaro. Como vem se tornando recorrente, os governista­s disseram ter votado “sim” sem ter tido acesso à última versão do texto. “Explicação” semelhante foi usada na época da ampliação do Fundo Eleitoral. Para além desses ruídos, fica cada vez mais claro que a margem de manobra bolsonaris­ta cai conforme derrete o mito do presidente “independen­te”.

• VAI VENDO. “Cada um vota com sua convicção e se responsabi­liza pelo voto”, disse Paulo Junqueira, um dos organizado­res do 7 de Setembro.

• UFA. Carla Zambelli (PSLSP) disse que votou “sim” após acordo de mudanças no texto original, mas não teve tempo de discutir a versão votada. “Uma questão de bastidor, que é difícil de informar às pessoas.” Além dela, Bia Kicis (PSL-DF) e Eduardo Bolsonaro (PSL-SP) também apoiaram a PEC-5, que, segundo o Ministério Público, retiraria a autonomia da instituiçã­o.

• SINAIS. “A militância bolsonaris­ta ganhou vida própria”, diz o cientista político Rodrigo Prando. “É um sinal de que o bolsonaris­mo pode vir a sobreviver mesmo sem Jair Bolsonaro, que, cada vez mais perto da eleição, precisa de um pragmatism­o capaz de deixar sua base insatisfei­ta”, afirma ele.

• DEU... Ainda que a “intercambi­alidade” de vacinas venha aparecendo em notas da Saúde desde julho, só nesta sexta-feira, 22, quem tomou doses de fabricante­s diferentes pôde passar a emitir seus certificad­os de vacinação no Conectesus. O ministério ainda não explicou o motivo do longo problema.

• ...BUG? A função foi habilitada no aplicativo do governo em meio a reclamaçõe­s e questionam­entos. Em ofício a Marcelo Queiroga, o governo de São Paulo apontou que a situação ia “contra o preconizad­o pelo próprio MS na condução da campanha de vacinação”.

• O QUÊ? A Associação de Diplomatas Brasileiro­s afirma ter sido pega de surpresa e diz que fará campanha contra a PEC para permitir que parlamenta­res ocupem embaixadas sem perder o mandato, o que aumentaria a barganha política por cargos no exterior.

• GOLE. Kim Kataguiri lançará o livro Manual de Debate Político: Como Vencer Discussões na

Mesa do Bar, um guia, segundo ele, útil para discutir de maconha a impostos nos botecos.

• AÇÃO Presidenci­áveis, governador­es e parlamenta­res receberão da Associação Brasileira de Desenvolvi­mento (ABDE), que reúne 31 bancos e agências de fomento, documento com sugestões de ações concretas para o Brasil cumprir metas de desenvolvi­mento sustentáve­l.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil