O Estado de S. Paulo

Ômicron lota hospitais dos EUA com disparada de casos de covid

-

Avariante Ômicron vem aproximand­o do colapso vários hospitaisa­mericanos, segundo o departamen­to de Saúde dos EUA. Mais de 80% dos leitos estão ocupados em 24 Estados, incluindo Geórgia, Maryland e Massachuse­tts. Ainda mais preocupant­e, em 18 Estados, além da capital Washington, pelo menos 85% das UTIS estão cheias. A situação é mais grave no Alabama, Novo México, Missouri, Rhode Island e Texas.

A pressão ocorre no momento em que a Ômicron aumenta o número de infecções. Os EUA registrara­m mais casos na semana passada do que em qualquer outro período de sete dias da pandemia. Mais de 800 mil casos têm sido relatados diariament­e, um aumento de 133% em relação ao início do mês, segundo o New York Times. As mortes aumentaram 53% e chegam a 1,8 mil por dia.

Por isso, taxa média de hospitaliz­ações está acima do pico do inverno passado – esta semana, foram de 148 mil internaçõe­s por dia, um recorde. A Casa Branca enviou mais de 350 médicos militares, enfermeiro­s e outros profission­ais para ajudar os hospitais com escassez de pessoal. O presidente, Joe Biden, prometeu enviar mais mil militares para seis Estados esta semana.

Na quarta-feira, o governador Tim Walz, de Minnesota, disse que gastaria US$ 40 milhões em fundos federais para contratar mais funcionári­os nos próximos 60 dias. Os hospitais do Estado estão sobrecarre­gados desde outubro, quando a Guarda Nacional foi chamada para ajudar com pacientes infectados pela variante Delta.

A governador­a Kate Brown, do Oregon, disse que enviaria mais 700 membros da Guarda Nacional – elevando o total para 1.200 agentes – para ajudar os hospitais a lidar com o aumento de pacientes. “Nossos hospitais estão sob extrema pressão”, declarou.

A governador­a Janet Mills, do Maine, também acionou a Guarda Nacional. “Gostaria que não tivéssemos de dar esse passo”, disse. “Mas o aumento das hospitaliz­ações, causado pelos não vacinados, está exaurindo a capacidade do nosso sistema de saúde.” •

NYT

A taxa média de hospitaliz­ações por covid nos EUA já está acima do pico do inverno passado

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil