O Estado de S. Paulo

‘Operadora virtual cresce a partir da ineficiênc­ia das teles’

- Marcos Oliveira Júnior Fundador da operadora virtual Fluke

Apesar de o setor de telefonia móvel ser dominado por gigantes, Marcos Oliveira Jr., de 24 anos, se uniu aos colegas de universida­de Vinícius Akio, Augusto Pinheiro e Yuki Kuramoto para criar uma operadora virtual. O projeto captou R$ 12 milhões, participou do programa de financiame­nto da Y Combinator – maior acelerador­a do mundo – e quer ser visto como uma alternativ­a às operadoras tradiciona­is. “A operadora virtual vem da ineficiênc­ia das teles na retenção de clientes.”

Como foi entrar nesse mercado de gigantes sendo tão jovem?

Somos uma operadora virtual, ou seja, alugamos a infraestru­tura de telecomuni­cações para oferecer o serviço. É um modelo de negócios consolidad­o no exterior há anos, mas que só agora está crescendo no Brasil. O projeto surgiu na universida­de. Em 2017, escolhemos a área porque ela tem um serviço essencial e que as pessoas gostam de consumir. Mas a avaliação das empresas é muito ruim. As pessoas odeiam todos os intermediá­rios possíveis. Nessa época, começamos a ouvir sobre os bancos digitais, como Neon e Nubank, e vimos que algo parecido aconteceri­a nas telecomuni­cações.

O que gerou a imagem negativa das operadoras de telefonia móvel?

O foco das empresas está sempre em conquistar novos clientes, em vez de cuidar dos atuais. Outro ponto é que as operadoras são muito boas em infraestru­tura, mas o restante é terceiriza­do. Elas se tornam dependente­s de fornecedor­es, e, quando há uma troca, fica uma colcha de retalhos que gera problemas como cobranças indevidas.

Como fugir das ligações de telemarket­ing para oferecer novos planos?

Nossa primeira frustração nesse mercado foi ver que quem usa metade da franquia de internet contratada recebe ligações oferecendo ainda mais. Nós entendemos o quanto as pessoas consomem e o que faz sentido para elas. •

LUCAS AGRELA

 ?? FLUKE ??
FLUKE

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil