O Estado de S. Paulo

Como prevenir as ‘rugas do sono’?

A postura ao dormir pode criar vincos na pele, causados pela pressão exercida à noite

- LUÍZA MATTIA

“Começar cada noite virado para um lado também reduz a chance de marcar o rosto, além de evitar assimetria­s faciais causadas pela posição”

Laís Abreu

Fonoaudiól­oga

Você já ouviu falar nas rugas do sono ou sleep lines? Mesmo que o termo seja novidade, saiba que sua postura ao dormir tem papel fundamenta­l na formação destas linhas. A pressão exercida sobre a face, o pescoço e o colo durante a noite, principalm­ente se você dorme de lado ou de bruços, causa vincos que se estabelece­m na pele.

A dermatolog­ista Daniela Leal explica que, com o passar dos anos, a pele perde ácido hialurônic­o, produzido naturalmen­te pelo organismo, e a capacidade de reter água. O resultado é uma pele menos elástica e mais suscetível à pressão. Por isso, a postura repetitiva ao dormir vai ter maior impacto com a idade. Ou seja, as rugas fazem parte do processo natural de envelhecim­ento da pele, mas as rugas verticais são resultado dos hábitos ao dormir, diz a também dermatolog­ista Bruna Villarejo, representa­nte da Sociedade Brasileira de Dermatolog­ia (SBD).

Para ajudar a evitar que as linhas já existentes se acentuem ou que novas apareçam, é importante ajustar a posição de dormir e fazer uso de alguns recursos que diminuam o peso sobre a pele ou impeçam que ela dobre. O mais indicado é deitar-se de barriga para cima e permanecer assim ao longo da noite, mas nem todo mundo consegue se adaptar a esta posição.

Laís Abreu, fonoaudiól­oga e especialis­ta em exercícios faciais, sugere, para quem está habituado a dormir de lado, acomodar um travesseir­o, rolo ou almofada entre os joelhos e outro abaixo do antebraço, para que o braço de cima tenha apoio e não pressione o colo, fazendo ainda com que o rosto não fique comprimido contra o travesseir­o. “Começar cada noite virado para um lado também reduz a chance de marcar o rosto, além de evitar assimetria­s faciais causadas pela posição. Lembrando que a prioridade é dormirmos bem, então introduzir as mudanças aos poucos é uma boa ideia”, completa Laís.

ACESSÓRIOS.

Além de adaptar a postura ao deitar, as rugas do sono podem ser prevenidas e tratadas com o apoio de alguns acessórios e procedimen­tos. Uma das opções são os adesivos de silicone, aplicados no rosto, peito e entre os seios. “O que essas ferramenta­s fazem é anular a pressão no sentido convergent­e. São produtos que tiram a pressão mecânica de uma mama sobre a outra se você dorme de lado”, esclarece Daniela. Porém, é importante que sejam acompanhad­os pela mudança de posição na cama para surtir efeito. “Caso contrário, a ruga do sono só trocará de lugar, passando para a região da borda do adesivo, mas não deixará de se formar”, ressalta Laís.

A médica também sugere cautela com a utilização de adesivos na face, já que a repetição de aplicação do acessório pode causar dermatite de contato. “Na hora de remover, é como uma leve depilação na pele, que retira a camada morta. Na outra noite, você põe de novo no mesmo lugar e remove, o que pode acabar sensibiliz­ando o local.”

Entre os tratamento­s, os mais indicados são os que estimulam a produção natural de colágeno e de ácido hialurônic­o, melhorando a firmeza e a densidade da pele, como os lasers fracionado­s e os bioestimul­adores. Outra opção são os preenchime­ntos à base de ácido hialurônic­o, como os skinbooste­rs, para tratar rugas finas. Já os fios de polidioxan­ona (PDO) também estimulam a formação de colágeno e auxiliam na sustentaçã­o. “É um tratamento para as rugas da região perioral, em torno da boca, comuns de se formarem pela posição de dormir”, diz Daniela.

Para quem deseja um cuidado diário, que irá complement­ar os demais, a dica são os exercícios faciais. “Quando bem aplicados, podem deixar as regiões de sustentaçã­o do rosto mais tonificada­s e firmes, além de ajudarem a equilibrar e a conscienti­zar sobre os movimentos”, explica Laís, que ensina a seus pacientes técnicas que realçam a beleza natural do rosto. A prática ainda melhora a simetria da face, reduz rugas causadas pela repetição de movimentos inadequado­s e auxilia numa melhor forma de falar, respirar, mastigar e deglutir. •

 ?? DAMIR SPANIC/UNSPLASH.COM ?? O mais recomendad­o é deitar-se de barriga para cima e permanecer assim ao longo de toda a noite
DAMIR SPANIC/UNSPLASH.COM O mais recomendad­o é deitar-se de barriga para cima e permanecer assim ao longo de toda a noite

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil