O Estado de S. Paulo

PT aposta na divisão da centro-direita em SP e tenta acordo com Boulos

- por Kleber Sales COM CAMILA TURTELLI E MATHEUS LARA. COLABOROU ITALO BERTÃO FILHO.

Convicto da viabilidad­e eleitoral de Fernando Haddad na disputa pelo Palácio dos Bandeirant­es, o PT-SP tentará uma composição com Guilherme Boulos. Uma das ideias é convencer o pré-candidato do PSOL a desistir de concorrer ao governo em troca de receber o apoio de Lula e dos petistas em 2026, na eleição para a Prefeitura. Segundo apurou a Coluna, o PT nunca se sentiu tão bem posicionad­o na luta pela inédita vitória no Estado de São Paulo como se sente agora: a estratégia, porém, passa pela (difícil) unificação total da esquerda e pela divisão da direita, que já tem as pré-candidatur­as de Rodrigo Garcia (PSDB), Arthur do Val (Patriota) e Tarcísio Gomes de Freitas (ainda sem partido).

• NA ESTRADA. No final do ano passado, o PSOL reafirmou o compromiss­o com a pré-candidatur­a de Boulos ao Bandeirant­es. Em 2020, ele foi derrotado no segundo turno da disputa pela Prefeitura da capital.

• RUIM COM ELE... Quem defende a ideia de Boulos ficar fora este ano para receber o apoio do PT em 2026 avalia que ele só tem a ganhar com a proposta.

• ...PIOR SEM ELE. Se Lula for eleito presidente, será um importante cabo eleitoral nas eleições municipais: poderá ajudar Boulos ou turbinar um nome do PT na capital para enfrentar até o próprio Boulos.

• DE MUDANÇA. Lançado précandida­to ao governo paulista por Jair Bolsonaro, Tarcísio Gomes de Freitas ainda mantém domicílio eleitoral em Brasília. O ministro tem até maio para escolher seu novo CEP.

• CLOSE UP. Adversário­s de Lula sentiram falta de José Dirceu na foto divulgada recentemen­te nas redes sociais do ex-presidente. Como mostrou a Coluna, ainda em outubro de 2021, o ex-ministro, condenado no mensalão, tem participad­o das articulaçõ­es petistas.

• CLOSE UP 2. Dirceu deve ter sido o diretor de fotografia da sessão, cutuca um desses adversário­s. Em uma das fotos, Lula, Dilma Rousseff, Gleisi Hoffmann e Aloizio Mercadante sorriem candidamen­te. Já se esqueceram do mensalão, do petrolão, da recessão...

• SURRA DE VOTOS. Um amigo de longa data de Geraldo Alckmin reconhece que deve ser mesmo difícil para Luiz Marinho, presidente do PT-SP, “engolir” o ex-tucano ao lado de Lula. Afinal, Alckmin aplicou três sovas no PT-SP na disputa pelo governo (duas em primeiro turno): 2002, 2010 e 2014.

• DIVERSIDAD­E. O senador Alessandro Vieira (Cidadania-SE) e o deputado Tadeu Alencar (PSB-PE) estão entre os participan­tes do Programa Lideranças Públicas 2022, que começou este mês e segue até junho, da Rede de Ação Política pela Sustentabi­lidade (Raps).

• DIVERSIDAD­E 2. Ao todo foram selecionad­as 80 lideranças de todo o País e de 18 partidos políticos, sendo que 47 delas já participam da Raps. Dos aprovados, 45% são mulheres.

 ?? ?? José Dirceu (PT), ex-ministro da Casa Civil
José Dirceu (PT), ex-ministro da Casa Civil

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil