O Estado de S. Paulo

Rádio tem gravação de ‘Falso Brilhante’

‘Eldorado’ mantém preservada fita de rolo, já transcrita no digital, com a íntegra do show que Elis fez entre 1975 e 1977

- DANILO CASALETTI

Tesouro Na gravação é possível notar como Elis sabia, por exemplo, da força dos versos de Belchior

Seguindo a pista de um antigo recorte de jornal o qual anunciava a apresentaç­ão na íntegra do show Falso Brilhante, protagoniz­ado por Elis Regina (1945-1982) entre os anos de 1975 e 1977, pela Eldorado, a reportagem do Estadão entrou em contato com a rádio a fim de saber se a gravação ainda estava em seu arquivo.

A resposta foi positiva. O registro de um dos mais importante­s shows da carreira de Elis e do show business nacional, que ainda causa emocionada­s recordaçõe­s naqueles que o assistiram e curiosidad­e nos fãs mais recentes da cantora, está preservada em uma fita de rolo e em uma transcriçã­o em digital. Um verdadeiro tesouro.

Nele, é possível ouvir, por exemplo, uma Elis que sabia a força e a quem eram endereçado­s os versos que Belchior escreveu em Como Nossos Pais, canção que ela lançou no palco do Teatro Bandeirant­es, em São Paulo, no dia 17 de dezembro de 1975, quando fez a primeira apresentaç­ão de Falso Brilhante. A angústia de toda uma geração está ali – e não à toa essa mensagem ressoa até os dias atuais.

Um pouco antes, Elis evoca seus tempos de crooner para interpreta­r um pot-pourri que trazia, entre outras, músicas como Olhos Verdes, Volare, La Puerta e Hymne a L’amour. Em outro momento, entoa Vencendo Vem Jesus (Battle Hymn of the Republic) como se seu canto tivesse sido moldado em uma igreja cristã norte-americana. Músicas da dupla João Bosco e Aldir Blanc, Chico Buarque, Ruy Guerra, Vinicius de Moraes e Caetano Veloso também estão no roteiro.

“O que eu acho sobre isso? Bom, meu pensamento é entrar em contato com a Eldorado, pegar esse material, restaurar ao máximo possível com um software israelense de restauraçã­o que comprei no ano passado, ver como fica o resultado e avaliar juntamente com outros engenheiro­s de som se é possível fazer o lançamento desse material”, diz o produtor João Marcello Bôscoli, primogênit­o de Elis e um especialis­ta no assunto, ao ser procurado pela reportagem.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil