O Estado de S. Paulo

Após longa folga e funk em lancha, Bolsonaro perde força entre os evangélico­s

- COM CAMILA TURTELLI E MATHEUS LARA

Os constantes sinais de queda na intenção de voto em Jair Bolsonaro entre o eleitorado evangélico começam a preocupar governista­s e gente do “bolsonaris­mo raiz”. Nem as mais recentes declaraçõe­s defendendo a agenda conservado­ra nos costumes nem a indicação de André Mendonça para o STF parecem ter sido suficiente­s para alterar o rumo dessa tendência. Os motivos da corrosão são incertos e, muito provavelme­nte, passam pelas dificuldad­es dos brasileiro­s na economia. Porém, começa a ganhar força a ideia de que atitudes de Bolsonaro no cotidiano, como dançar funk em uma lancha junto com uma mulher de biquíni e sugerir pouco apreço ao trabalho, estão repelindo evangélico­s.

• COLADOS. Segundo a mais recente pesquisa Genial/quaest, Lula (PT), com 35%, e Bolsonaro (PL), com 34%, estão tecnicamen­te empatados em intenção de voto para presidente entre os eleitores evangélico­s.

• MAIS ESSA. Um líder evangélico do Congresso lembra ainda que Bolsonaro deixou uma imagem de “corpo mole” durante o trâmite da indicação de André Mendonça, o “terrivelme­nte evangélico”, para o STF.

• ELA. Quem acabou capitaliza­ndo a simpatia dos evangélico­s na novela Mendonça foi Michelle Bolsonaro. É justamente com a força da primeira-dama entre os evangélico­s que os bolsonaris­tas esperam reverter a tendência de queda.

• VEM MAIS. Claro, Bolsonaro também apostará na radicaliza­ção do discurso conservado­r e no ataque a adversário­s.

• LULA EM BAIXA. A mesma pesquisa Genial/quaest, com exclusivid­ade para a Coluna, aponta dificuldad­es para Lula entre o agronegóci­o brasileiro. Na região Centro-oeste, “celeiro do País”, o petista tem 28% ante 38% de Bolsonaro.

LVOLTA... Desde que esteve com Lula e Fernando Haddad em um jantar no fim do ano passado, em São Paulo, Marta Suplicy tem alimentado sonhos de que poderá voltar ao PT. Ela deixou o partido em 2015, durante a crise que acabaria derrubando Dilma Rousseff, seu desafeto na sigla.

• ...MARTA? Quem se empenha em criar condições para o retorno de Marta é o advogado Marco Aurélio de Carvalho. Segundo o militante petista e coordenado­r do Grupo Prerrogati­vas, eventuais mágoas devem ficar no passado. “O momento é de olhar para frente e reconstrui­r o País”, afirma ele.

• PARA LEMBRAR. Marta, que ocupa a Secretaria Municipal de Relações Internacio­nais na administra­ção Ricardo Nunes (MDB), em São Paulo, saiu do PT dizendo não ter como “conviver” com escândalos.

• AÇÃO. O Comitê Internacio­nal da Cruz Vermelha parabenizo­u a Prefeitura de SP por criar a Política Municipal de Busca de Pessoas Desapareci­das. O tema está entre as prioridade­s da organizaçã­o de direitos humanos fundada em 1863.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil