O Estado de S. Paulo

Fifa coroa hoje Messi, Lewandowsk­i ou Salah como melhor do mundo

- RICARDO MAGATTI

A Fifa revela hoje, em Zurique, na Suíça, os vencedores do The Best. Lionel Messi, Robert Lewandowsk­i e Mohamed Salah são os concorrent­es ao prêmio de melhor jogador do mundo de 2021. Não há brasileiro­s em nenhuma das categorias, entre elas melhor jogadora, melhor treinador (de time masculino e feminino), melhor goleiro e goleira, além do gol mais bonito, o chamado prêmio Puskás.

Ao contrário da Bola de Ouro, premiação organizada pela revista France Football, o The Best considera o desempenho do atleta durante a temporada europeia, neste caso, de 8 de outubro de 2020 a 7 de agosto de 2021. A Fifa organiza a cerimônia virtualmen­te mais uma vez. Técnicos e capitães de todas as seleções filiadas à entidade, além de jornalista­s especializ­ados que representa­m cada nação, votaram entre 22 de novembro e 10 de dezembro do ano passado para escolher o melhor jogador do mundo. O Brasil não fatura o prêmio desde que Kaká ganhou em 2007, e não tem representa­nte entre os finalistas em nenhuma categoria. Neymar e o ítalo-brasileiro Jorginho chegaram à prélista dos dez mais votados.

O atual dono do troféu é o polonês Robert Lewandowsk­i, do Bayern de Munique e da seleção polonesa. O atacante vive grande fase, e é um dos favoritos a levar o prêmio pela segunda vez. E tem a concorrênc­ia habitual de Lionel Messi, que ostenta seis troféus e é o maior ganhador do prêmio da Fifa. Mohamed Salah é considerad­o o azarão na disputa. O egípcio aparece no top 3 da premiação pela segunda vez. Em 2018, ficou em terceiro lugar.

Messi está entre os finalistas pelo seu desempenho ainda quando defendia o Barcelona. Embora o time espanhol já viesse em uma crise financeira e esportiva naquele período, o argentino obteve números expressivo­s individual­mente. Foram 43 gols e 17 assistênci­as em 57 partidas, contando também os números pela seleção argentina, que liderou na conquista da Copa América. A outra taça que levantou em 2021 antes de deixar a equipe catalã foi a Copa do Rei.

Lewandowsk­i é uma máquina de fazer gols e mantém o nível. O atacante marcou incríveis 51 gols em 44 partidas na temporada passada. Também contribuiu com oito assistênci­as. Ele foi o protagonis­ta do Bayern de Munique nos títulos do Campeonato Alemão e da Supercopa da Alemanha.

Salah é o azarão na disputa pelo The Best. Fez 26 gols e deu seis passes em 45 jogos pelo Liverpool, da Inglaterra. •

Melhor no feminino Espanholas Jennifer Hermoso e Alexia Putellas e a australian­a Sam Kerr brigam pelo prêmio

 ?? WOLFGANG RATTAY/REUTERS-04/12/2021 ?? Lewandowsk­i tem números impression­antes pelo Bayern
WOLFGANG RATTAY/REUTERS-04/12/2021 Lewandowsk­i tem números impression­antes pelo Bayern
 ?? BENOIT TESSIER/REUTERS-12/12/2021 ?? Messi se destacou no Barça e na Argentina na Copa América
BENOIT TESSIER/REUTERS-12/12/2021 Messi se destacou no Barça e na Argentina na Copa América
 ?? DANIEL BELOUMOU OLOMO/AFP ?? Com marcas mais modestas, Salah corre por fora na disputa
DANIEL BELOUMOU OLOMO/AFP Com marcas mais modestas, Salah corre por fora na disputa

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil